SEGURANÇA

Malware 100% brasileiro surge usando a epidemia do Coronavírus como isca

Convergência Digital* ... 13/02/2020 ... Convergência Digital

O time de pesquisadores de ciberameaças da Kaspersky encontraram o primeiro golpe 100% brasileiro usando a epidemia do coronavírus para disseminar malware. O trojan bancário (visa roubar as credenciais de Internet Banking) está escondido em um falso vídeo que tenta atrair as vítimas oferecendo a gravação (acelerada) da construção do hospital chinês, que durou sete dias. O vídeo mostra como a China construiu um hospital em sete dias para atender as milhares de pessoas infectadas.

Os especialistas da Kaspersky acenam para o uso da extensão ".msi" - que é um arquivo executável similar ao famoso .exe, mas que não é bloqueado corretamente por não ser um executável padrão. "Esta extensão é a nova moda entre as campanhas maliciosas brasileiras justamente pela baixa detecção entre as soluções de segurança disponíveis no mercado brasileiro", afirma Fabio Assolini, analista de segurança da Kaspersky.

Assolini cita o trojan bancário Guildma como exemplo. Caso uma pessoa seja infectado por ele, o criminoso conseguirá acessar remotamente (via RAT - Remoto Admin Tool) o computador da vítima e poderá realizar transações bancárias via Internet Banking com a credencial roubada. A Kaspersky não fala ainda em número de pessoas infectadas no País.

Para evitar ser vítima, a Kaspersky recomenda:

• Evitem links suspeitos, prometendo conteúdo exclusivo. Consulte fontes oficiais para obter informações confiáveis e legítimas.

• Veja a extensão do arquivo baixado. Os documentos e arquivos de vídeo não devem ter os formatos .exe .lnk ou .msi.


Consciência é a maior vacina contra os riscos cibernéticos

Em tempos de home office por conta do coronavírus, o gerente de segurança do CAIS/RNP, Edilson Lima, diz que cabe ao usuário redobrar seu cuidado. "Cada um tem de fazer sua parte", afirma.

Cibercrime usa Coronavírus para roubar dados pessoais no WhatsApp

Golpe oferece suposto kit gratuito com máscara e álcool gel - a ser dado pelo Governo Federal - para atrair as pessoas mais nervosas em relação à pandemia.

RNP terá programa para formar profissionais em Segurança Cibernética

O diretor da área na Rede Nacional de Pesquisa, Emilio Nakamura, assegura que a intenção é 'acelerar a formação de novos profissionais não apenas na Academia, mas também na inovação aberta'.

GSI: Educar o cidadão é o pilar da estratégia de segurança cibernética

Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República troca de marca - sai o cadeado e entra uma chave - para mostrar ao brasileiro que ações próativas são essenciais. "Não podemos atuar apenas como bombeiros nos ataques cibernéticos", afirma Ulisses Peixoto.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G