NEGÓCIOS

França aplica multa recorde contra Apple por combinação de preços

Convergência Digital* ... 17/03/2020 ... Convergência Digital

O órgão de controle da concorrência da França multou a Apple em 1,1 bilhão de euros, cerca de R$ 6 bilhões, alegando que a empresa é culpada de comportamento anticompetitivo devido à sua rede de distribuição e varejo.

A multa, a maior já aplicada pelo órgão francês, ocorre em um momento de maior escrutínio sobre gigantes da tecnologia dos EUA por parte de reguladores europeus, que investigam a poderosa posição de mercado de tais empresas, os impostos que pagam e como protegem a privacidade dos consumidores.

A Apple disse que recorrerá da decisão do órgão e que ela está em desacordo com o precedente legal na França.

Em sua decisão, o órgão regulador francês disse que a Apple impôs preços aos revendedores premium de varejo, para que os preços fossem alinhados com os praticados pela empresa californiana em suas próprias lojas ou na internet.

O órgão disse que os dois revendedores oficiais da Apple na França seguiram totalmente as instruções da empresa sobre como alocar seus produtos aos clientes, em vez de determinar livremente sua política comercial.

Os dois revendedores, Tech Data e Ingram Micro, foram multados em 76 milhões e 63 milhões de euros, respectivamente, informou a autoridade. A Tech Data não teve nenhum comentário imediato a fazer e a Ingram Micro não pôde ser encontrada imediatamente.

“A decisão da autoridade francesa de concorrência é desanimadora”, afirmou a Apple em comunicado anunciando que planeja recorrer.

“Ele se relaciona com práticas de mais de uma década atrás e descarta 30 anos de precedentes legais nos quais todas as empresas na França confiam com uma ordem que causará caos para empresas de todos os setores”. 

* Com informações da Reuters


Cloud Computing
RNP, com AWS, Huawei e Microsoft, oferece nuvem de graça para pesquisa de combate à Covid-19

Serviço está liberado para a comunidade acadêmica e de pesquisa até o final de julho para as organizações que têm algum vínculo com a RNP. “Poder computacional é uma das grandes dores de quem tem uma aplicação e precisa de um ambiente seguro", observa o diretor-adjunto de serviços, Luiz Coelho.

#apoieojornalismoespecializado é prorrogada até 31 de julho

Campanha foi estendida como agradecimento aos apoiadores: ABERT, ABES, Abinee, Abranet, Abratel, Abrint, ABTA, Algar, Assespro, Associação Neo,Brasscom, Brisanet, Cisco, Claro, Commscope, CPQD, Embratel Claro, Ericsson, F5, Feninfra, Fitec, Futurecom 2020, Highline, Huawei, Infobip, Intel, Kryptus, Mercado Livre, mobi2buy, PadTec,
Positivo Tecnologia, NIC.br, Oi, RNP, SAS, SindiTelebrasil, Stefanini,
Surf Telecom, Sky, Take, TelComp, TIM ,  Vero Internet, Viasat, Vivo e WDC Networks. 
A #apoieojornalismoespecializado une os veiculos - Convergência Digital, Mobile Time, Tele.Síntese, Teletime e TI Inside. Participe. Venha fazer parte do time que apoia o jornalismo especializado.

Stone que ir além das 'máquininhas', mas demite 1.300 para enfrentar crise do Covid-19

Empresa de meio de pagamentos quer investir em serviços financeiros e em ferramentas de vendas online. Em abril, a companhia, em parceria com o Grupo Globo, lançou a TON, voltada para trabalhadores autonômos.

Mesmo com impacto da Covid-19, América Latina terá R$ 9 bilhões em oportunidades em TI

Mesmo com a redução dos orçamentos,  a transformação digital foi acelerada, diz Luciano Ramos, gerente da IDC para América Latina.

Covid-19 fez produção da indústria eletroeletrônica recuar 9,1% em março

Abinee adverte que no mês de abril haverá uma nova queda, provavelmente ainda mais aguda, por conta das medidas de isolamento social.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G