Convergência Digital - Home

IBM: Multicloud híbrida é um ativo para a transformação digital

Convergência Digital
Por Roberta Prescott - 08/10/2019

O mainframe é um ativo para a transformação digital das empresas ao se comunicar com a nuvem, afirma o vice-presidente de IBM Systems Brasil, Joaquim Campos. Em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital, durante o lançamento do z15, LinuxONE III e nova linha de storage DS8000, o executivo destacou o momento passado pelas empresas, no qual grande parte tem se utilizado da nuvem, principalmente, para ganhar agilidade e flexibilidade na entrega de novos serviços para seus clientes.

"Quando falamos de nuvem, 20% das cargas que rodam no mundo estão na nuvem; e elas ou nasceram na nuvem ou são cargas não tão críticas que foram facilmente portadas para a nuvem. Agora, entramos em uma fase nova — e é uma fase para a qual a IBM vem se preparando — que é levar as cargas legadas, que são os 80%, para a nuvem", disse. Joaquim Campos explicou que, com base nos feedbacks dados pelos clientes, a IBM tomou a decisão de incluir componente de integração com as multiclouds hibridas no z15. "Estamos dando para os clientes uma independência de plataforma para que eles com mais flexibilidade tenham mais êxito ao disponibilizar novos serviços."

Na entrevista, Campos falou sobre as principais dificuldades que as empresas enfrentam ao levar as cargas de trabalho para a nuvem, a adequação das empresas à Lei Geral de Proteção de Dados e sobre a preocupação com a segurança da informação. "Dados que estão no mainframe são, em geral, os mais importantes que as companhias têm. Ninguém quer expor estes dados porque impactam os negócios e a imagem das empresas. Por conta disto, a IBM, já na geração z14, incluiu a criptografia pervasiva", detalhou.


Destaques
Destaques

Brasil investe menos que o mundo em proteção de dados na nuvem

No País, 56% das empresas alocaram verba em novas soluções para lidar com a proteção de dados em nuvem nos próximos 12 meses. No mundo, esse percentual está em 70%.

Prefeitura do Rio e TIM fecham parceria por big data no combate ao Covid-19

Informações coletadas vão auxiliar no controle do vírus, já que permitem implantar medidas que facilitem a tomada de decisões. Plataforma já foi utilizada na Copa do Mundo de 2014 e usa apenas dados anonimizados.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Como gerenciar o caos da estratégia multicloud

Por Ivan Marzariolli*

Os gestores precisam de uma solução para atenuar os riscos de uma arquitetura multicloud e desafios operacionais, o que pode inclusive melhorar o compliance, a precisão e as necessidades de DevOps e SecOps, reduzindo o estresse na equipe de TI.

Segurança em nuvem na era da LGPD

Por Raul Leite*

Quando falamos de proteção da nuvem, as organizações devem ter em mente uma série de estratégias. A começar pela escolha minuciosa do provedor de serviços, que precisa estar preparado para os novos compromissos de privacidade. Também é necessário certificar se o armazenamento dos dados é feito de modo criptografado quando necessário pelo nível de sigilo da categorização de um dado.



Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site