GESTÃO

Sistema trava para FGTS postergado e Caixa acusa alta demanda pela falha

Luís Osvaldo Grossmann ... 07/07/2020 ... Convergência Digital

Empresas de serviços de tecnologia da informação estão recebendo queixas dos clientes pela dificuldade em realizar o pagamento do FGTS por meio do portal Conectividade Social, gerenciado pela Caixa Econômica Federal. Com instabilidade, a navegação é interrompida, não sendo possível emitir a guia de recolhimento ou com exportação de dados incorretos. 

O recolhimento do fundo de garantia por tempo de serviço por postergado e parcelado como uma das medidas de resposta econômica à pandemia da Covid-19. Nesta terça, 7/7, vence a primeira parcela. Procurada por esta Convergência Digital, a Caixa indicou que a instabilidade é fruto da alta demanda do portal. 

“Mais de 900 mil empresas aderiram à suspensão da arrecadação pela MP 927. Nos momentos de maior concentração de acesso, o portal pode apresentar intermitências, sendo recomendado o acesso em horários alternativos”, informou à CEF. 

No endereço eletrônico para comunicações com a Caixa, as empresas já pedem medidas que permitam adiar esse primeiro vencimento, ou que abatam as multas por atraso até que a situação do portal tenha sido regularizada ou superado o congestionamento. 

A Caixa aponta, no entanto, que é somente o operador da regra. “Quanto à prorrogação do prazo para o pagamento, esclarecemos que a Caixa, na qualidade de Agente Operador do FGTS, cumpre com as determinações legais e adota as providências necessárias para operacionalização do Fundo de Garantia. Conforme estabelece a MP 927/20, o pagamento das obrigações referentes às competências março, abril e maio de 2020 deve ser quitado em até seis parcelas mensais, com vencimento no sétimo dia de cada mês, a partir de julho de 2020”. 


Gov.br completa um ano com 72 milhões de cadastros

Em doze meses de funcionamento do portal único do Governo, serviços digitalizados somam 65 milhões de solicitações. Até agora a iniciativa conta com apenas 50 istes do governo. A meta é unir os 1,5 mil existentes.

Sky é condenada por ligações indevidas e danos morais

Consumidora entrou na Justiça depois de receber uma série de ligações de cobrança sem ser a responsável pela aquisição do serviço da operadora. Multa imposta pela Justiça foi de R$ 12 mil.

Governo adota sistema do Serpro para vender imóveis 100% online

Governo criou o Portal de Imóveis da União, que já conta com 109 imóveis em sete estados. Outros 907 estão na fila. 

Receita lança chatbot exclusivo para o Telegram

Medida permitirá acesso a serviços relacionados ao CPF por parte dos contribuintes dos estados do Ceará, Piauí e Maranhão.




  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G