INTERNET

Associação de OTTs quer mostrar que Brasil pode ter as suas próprias 'Netflixs'

Ana Paula Lobo ... 01/03/2018 ... Convergência Digital

A Associação Brasileira Over-The-Top, Abott's, desembarca no mercado nacional para mostrar que o País tem espaço para ir muito além da Netflix, que está em negociação para ser associada da recém-criada entidade. Em entrevista ao portal Convergência Digital, o presidente da entidade, Alexandre Britto, disse que o País comporta entre cinco a sete distribuidoras de conteúdo de streaming.

"Há empresas nacionais capacitadas. Precisamos é ter espaço para mostrar. A Abott's nasceu para isso. Nenhuma entidade (Abrint, NeoTV, ABTA, Abranet) são específicas com esse tema", explica. A entidade nasce com uma prioridade emergente na agenda: impedir a bitributação do serviço, com a cobrança de ISS e ICMS, como acontecerá a partir de abril, em São Paulo. "Tanto imposto pode inviabilizar um negócio que terá uma demanda explosiva", observa Britto.

Outros pontos são cruciais: a incerteza sobre o futuro regulatório do setor e a disponibilidade de infraestruturas de rede, principalmente, a “última milha” para transporte dos sinais OTT. "Ainda há muitas cidades sem uma última milha de qualidade para o streaming. Já começamos a conversar com os provedores para estabelecer acordos", antecipa o presidente da Abott's.

O manifesto lançado na cerimônia de lançamento da entidade, realizado nesta quinta-feira, 01/03, em São Paulo, explica que a Abott's nasceu da necessidade das empresas OTTs de garantir o diálogo com o Governo, Congresso Nacional e Sociedade Civil por meio de representação setorial que “promova os objetivos sociais e de apoio permanente a diversos segmentos de acordo com suas características próprias e de multiplicidades de atuação específicas e cadeia de valor”. A Associação também afirma que buscará unir os profissionais liberais autônomos, acadêmicos e estudantes que atuam como pesquisadores ou profissionais nas áreas de Internet.

A primeira diretoria é composta por Alexandre Britto, presidente (ABX Consulting), Claudio Lessa, vice-presidente (TV2U International), Everton Alves, Diretor de Plataformas e de Distribuição (SambaTech), Eveline Lessa, Diretora Administrativo-Financeiro (TV2U Internacioinal), Kaco Cardozo, Conselheiro Fiscal (PlaceBiz), Flavio Da Matta, advogado, (Diretor de Relações Institucionais e Jurídico.

Segundo pesquisa realizada pela consultoria Frost & Sullivan, a demanda OTT, em 2018, deverá aumentar consideravelmente devido ao uso de novas tecnologias. Para se ter uma ideia, em 2013, a receita do mercado de vídeo OTT chegou a marca de US$ 96 milhões, e a projeção para 2018 é que atinja US$ 783 milhões.


Revista Abranet 30 . fev-mar-abr 2020
Veja a Revista Abranet nº 30 A matéria de capa enfatiza a relevância do engajamento ao mostrar que uma internet mais segura depende da ação conjunta de todos os atores do ecossistema. Tratamos também do leilão das frequências do 5G. Veja a revista.
Clique aqui para ver outras edições

TJ de São Paulo libera intimação pelo WhatsApp

Exceção vale para medidas protetivas de urgências, desde que autorizadas no boletim de ocorrência.

Mesmo maioria, mulheres ganham menos que homens como influenciadoras digitais no Brasil

Pesquisa aponta que nos segmentos de tecnologia, as mulheres ganham, em média, metade do que os influenciadores masculinos. No Sudeste, disparidade média é de 33%. 

Coronavírus: Justiça do Recife celebra casamento por videochamada na Internet

Cerimônia foi realizada por uma chamada de vídeo por celular do juiz da 1ª Vara de Família e Registro Civil da Capital do Recife, Clicério Bezerra.

YouTube e Netflix aderem à redução de qualidade de vídeos no Brasil

YouTube vai passar vídeos apenas em resolução SD no País. Já a Netflix, vai repetir a estratégia da Europa: reduzirá em 25% a quantidade de dados trafegados.

Demonizar a Internet não resolve a falta de educação

O Brasil precisa de mais diálogo e educação na Internet e entender que a rede é um meio. "A falta de civilidade digital é um retrato da nossa sociedade", afirma Caio Almeida, da Safernet.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G