INOVAÇÃO

Febraban: o céu é o limite para modelos de negócios com blockchain

Por Roberta Prescott e Pedro Costa ... 28/06/2019 ... Convergência Digital

O lançamento da Rede Blockchain do Sistema Financeiro Nacional é um marco para o setor, ressaltou Gustavo Fosse, diretor setorial de tecnologia e automação bancária da Febraban, em entrevista em vídeo à CDTV, durante o Ciab 2019. A iniciativa recebeu investimentos de R$ 3 milhões por parte da Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP), que administrará a rede.

"É um infraestrutura tecnológica que os bancos estão estudando conjuntamente já faz três anos e agora conseguimos sair com um modelo que pode ir para produção", disse, acrescentando que a rede ainda está bem pequena em comparação com o potencial que blockchain tem. "Agora é expandir e desenvolver modelo de negócio em cima desta tecnologia", pontuou o executivo da Febraban.

Fosse também comentou sobre como se dará a mudança dos projetos pilotos que existem usando tecnologia de blockchain para serem, efetivamente lançados. "Temos de identificar que têm tecnologias de blockchain e APIs, que não é open banking, e tem tecnologia de integração. Se eu preciso fazer uma integração, qual é a melhor. O céu é o limite agora; vamos começar a explorar e a identificar modelo de negócio agora que conseguimos, finalmente, ir para produção com uma solução", explicou.

Falando sobre open banking, Fosse disse que a Febraban está acompanhando o desenvolvimento de open banking, uma tendência que, segundo ele, "está dada, vai vir". Ele acredita que no próximo ano vai haver uma consolidação dos projetos, principalmente, após a regulamentação do Banco Central. Assista à entrevista na íntegra. 


TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

Economia digital: Governo precisa de um programa de atração dos jovens

Reeleito para um novo mandato - até 2021, para a presidência da Softex, Ruben Delgado, diz que, hoje, a insegurança jurídica é o maior gargalo para o empreendedorismo no Brasil.

Projetos inovadores de todo o Brasil poderão receber até R$ 200 mil

Conecta Startup Brasil seleciona 100 equipes de empreendedoras e startups em estágio inicial. Não há a exigênica de CNPJ.

China diz que terá criptomoeda semelhante à Libra do Facebook

O vice-diretor do departamento de pagamentos do Banco Popular da China, Mu Changchun, diz que a moeda virtual vai proteger a soberania cambial do País. A criptomoeda pode ser usado no WeChat e no Alipay, do Alibaba.

Mão de obra é o gargalo para fazer tecnologia e inovação no Brasil

Fazer com que os jovens fiquem atraídos pela tecnologia e pelas engenharias é obrigação na jornada digital, adverte o presidente da Assespro Paraná, Adriano Krzyuy. "Temos poucas pessoas capacitadas. Precisamos mudar esse quadro logo", lamenta.

CGI.br quer ser orquestrador da inovação no Brasil

"A nossa intenção é ser uma ponte entre os laboratórios da academia, as startups e as empresas. Essa articulação nacional é necessária", diz Henrique Falhaber.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G