INTERNET

Governo questiona necessidade de regras para vídeo sob demanda

Convergência Digital ... 07/10/2019 ... Convergência Digital

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado debateu nesta segunda-feira, 7/10, o projeto de  lei 57/18, que regulamenta serviços de vídeo sob demanda pela internet, como Netflix e Amazon Prime, inclusive em questões de tributação e conteúdo nacional. 

A audiência pública levantou uma série de dúvidas, a começar pela real necessidade de regulação desse mercado, como apontada pelo Ministério da Economia, ao questionar se não seria melhor reduzir a regulação dos competidores desses serviços, como a TV paga. 

“É necessário regular? Existe realmente uma assimetria regulatória, mas devemos subir o sarrafo ou baixar do outro lado? Essa é a pergunta que merece ser respondida”, disse o subsecretário de Competitividade e Concorrência em Inovação e Serviços do Ministério da Economia, Marcelo Ramos. 

Nessa mesma linha, o diretor geral da Abert, Cristiano Flores, argumentou que o mercado de VOD é ainda novo para já estar submetido a regramentos específicos. “É um mercado muito prematuro. Ele tem um potencial de crescimento muito grande, mas não é adequada uma regulamentação tão densa como está proposta.” 

Diretamente afetada, a representante da Netflix questionou os mecanismos de espaço para conteúdo nacional. “Se um dos pilares do PLS 57 é garantir a presença do conteúdo brasileiro nesse novo mercado, parece que a discussão de alternativas de fomento e incentivo ao investimento no audiovisual brasileiro seria o caminho mais acertado”, disse a diretora de políticas públicas da empresa, Paula Pinha. 


Revista Abranet 31 . maio-julho 2020
Veja a Revista Abranet nº 31
A pandemia da Covid-19 fez a rotina mudar num piscar de olhos. E coube à internet mostrar a sua força. O aumento significativo do tráfego de dados por conta do teletrabalho e do isolamento social foi uma realidade assustadora. Veja a revista completa.
Clique aqui para ver outras edições

LGPD: Anatel cria página para explicar quais dados são coletados de usuários de telecom

Segundo agência, dados podem ser compartilhados com as operadoras quando houver reclamação junto ao regulador, com órgãos públicos ou em ações de órgãos de controle ou juidiciais, para realização de estudos, etc. 

Sebrae e Magazine Luiza planejam treinar 100 mil PMEs para vendas online

Programa oferece cursos de transformação digital e já capacitou 1,5 mil pequenas e médias empresas. Iniciativa abre frente para participação em marketplaces.

Facebook lança ferramenta para remoção de imagens com direito autoral

Sistema, que já funciona para músicas e vídeos, vale também para postagens no Instagram. 

80% das vendas corporativas serão digitais até 2025

Nos próximos cinco anos, um aumento exponencial nas interações digitais entre compradores e fornecedores quebrará os modelos de vendas tradicionais. Quase 40% dos compradores preferem experiência sem vendedor.

Em parceria com CGI.br, USP cria cátedra de Internet

O acordo de 5 anos também prevê seminários, debates, publicações. CGI.br destinará R$ 2,5 milhões para bolsas de estudo e atividades. 



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G