Home - Convergência Digital

Ação anterior à Reforma Trabalhista não deve sucumbência

Convergência Digital - Carreira
Convergência Digital* - 22/07/2019

A 3ª turma do TRT da 6ª região deu ganho a um trabalhador para afastar condenação imposta em primeiro grau ao pagamento de honorários de sucumbência em favor do advogado da empresa. O colegiado considerou que a ação foi ajuizada antes da vigência da Reforma Trabalhista, portanto anterior às mudanças nessa questão. 

O relator do processo, Milton Gouveia, destacou que a aplicação e interpretação de regras processuais são de pronto afastadas para fatos ocorridos antes da vigência da lei que instituiu a reforma trabalhista, resguardando assim o ato jurídico processual perfeito, em consonância com o princípio segundo o qual o tempo rege o ato. As regras de direito material, com base no artigo 5º, inciso XXXVI, da Constituição Federal, também são claras no sentido de garantir que a legislação vigente à época do contrato deve ser o regulador das questões colocadas na disputa. De tal forma, protegendo-se o ato jurídico perfeito, o direito adquirido e a coisa julgada. 

Nessa ordem de ideias, reforçou o relator serem absolutamente incabíveis discussões envolvendo a aplicação e a interpretação de institutos de natureza bifronte ou híbrida (que envolvem direitos processual e material), em observância às garantias constitucionais e ao valor jurídico da estabilidade e segurança. “Especificamente acerca dos honorários de sucumbência, tenho que é a data e o sistema processual vigente, quando da propositura da ação, que regulam o direito”, defende o desembargador relator. Considerando que a ação trabalhista foi ajuizada em 28/09/2016, não são, portanto, aplicáveis os dispositivos da Lei nº 13.467/2017. 

Por unanimidade, os Desembargadores da 3ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) deram provimento ao apelo, para afastar a condenação do trabalhador ao pagamento de honorários de sucumbência em favor do advogado da empresa. 

* Com informações do TRT da 6ª Região

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

18/10/2019
STJ: Internet deve ser veículo de divulgação de sentenças em ações coletivas

18/10/2019
Justiça obriga teles a entregarem dados cadastrais de quem telefonou

16/10/2019
Pagamento de boleto não torna banco responsável por compra via internet

15/10/2019
Governo Bolsonaro regulamenta o trabalho temporário

08/10/2019
Plataforma Consumidor.gov será integrada ao Processo Judicial Eletrônico

08/10/2019
Justiça define que sites de vendas não podem bloquear usuário sem aviso

02/10/2019
STJ anula condenação com prova obtida por PM que atendeu celular de suspeito

30/09/2019
STF desobriga empresas de TI de São Paulo do desconto da contribuição sindical

27/09/2019
Justiça rejeita queixa da OLX contra o Facebook por uso indevido da marca

23/09/2019
TST diz que norma coletiva pode trocar horas extras por diárias

Veja mais artigos
Veja mais artigos

A urgência de cultivar talentos para TIC no Brasil e no mundo

Por Breno Santos*

A transformação digital ainda é um desafio para muitas empresas no Brasil e a aplicação estratégica das novas soluções deve acontecer por meio de equipamentos e mão de obra qualificada.

Destaques
Destaques

Informação sigilosa pelo WhatsApp caracteriza justa causa para demissão

Mesmo com estabilidade provisória como cipeiros, Tribunal Superior do Trabalho deu validade à dispensa de três empregados que divulgaram nomes de futuros demitidos pelo app de mensagens. 

RH prioriza currículo e falha ao contratar profissionais de TI

Há uma distância grande do discurso adotado pelo RH com relação à tecnologia em relação à prática no dia a dia e a conversa entre a TI e o RH fica muito distante e gera ruído, observa a diretora da edtech Fábrica de Cursos, Sylvia Meirelles.

Automação e IA exigem que Brasil reeduque sete milhões em três anos

Estudo da IBM indica que o impacto das novas tecnologias no mercado de trabalho demanda qualificação imediata de 120 milhões nas maiores economias do mundo, mas o tempo de capacitaçao aumentou 10 vezes desde 2014. 

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site