Convergência Digital - Home

AWS: Uso da nuvem no governo permite redução de até 30% nos custos

Convergência Digital
Luís Osvaldo Grossmann - 18/09/2019

Fornecedora da primeira nuvem pública do governo federal, a AWS está nesta semana em Brasília para promover o uso da tecnologia pelo setor público. Além de casos de sucesso e oficinas de migração para nuvem e de aprendizado sobre as ferramentas, a maior empresa mundial do setor entoa o cântico preferido dos gestores: redução de custos. 

“Essa nossa primeira iniciativa em Brasília do AWS Initiate Day é um dia de troca de experiências em implementação e impacto no setor público do uso de tecnologias de sistemas escaláveis e globais. Transformamos TI em algo de consumo e não de investimento, com uma proposta de pagamento pelo uso. Se comparar um sistema tradicional ‘on premises’ com sistema em nuvem, somos pelo menos 30% mais em conta, sem falar nos demais ganhos”, afirma Paulo Cunha, chefe da AWS para setor público na América Latina.

A AWS aterrissou no Brasil em 2012, com datacenter próprio e já naquele ano começou a se aproximar do setor público, passando a fornecer serviços de nuvem para o Operador Nacional do Sistema elétrico (ONS), em si um ente privado mas criado para prestação de um serviço público. Desde então a empresa avança nos níveis federal, estadual e municipal, sendo fornecedora do INPE e do TCU, da Fundação Seade e da Etice, além da Betha, que atua em ferramentas de gestão para prefeituras. 

O mais recente é o contrato com o Ministério da Economia para começar a implantação do que pretende-se a primeira nuvem pública a reunir diversos órgãos da administração federal. “A busca de utilização de computação em nuvem pelo governo federal vai de encontro a alguns aspectos que visam a transformação digital de maneira geral. Primeiro no aspecto econômico, segundo no aumento da segurança e dos padrões que as nuvens internacionais conseguem prover, e o terceiro pela agilidade de atender a demanda de um cidadão conectado”, diz Paulo Cunha.

“As consequências são enormes. Existe uma sequencia grande de atividades que estão sendo gerenciadas neste sentido e que se inicia pela digitalização dos principais processos do governo federal, com uma meta de mais de 1 mil serviços nos próximos anos. E a consequência é que aplicações novas e novos serviços acabarão existindo de forma pratica e singular.”


Trabalha com dados? Você precisa saber o que é o Lifelong Learning

Buscar o constante aprendizado é uma ferramenta essencial para qualquer profissional. Isso vale ainda mais para quem trabalha em uma área dinâmica e que requer pensamento holístico como o profissional de dados.

Destaques
Destaques

Eneva investe R$ 3 milhões para unir gás à energia com a IA ALINE

Software, que utiliza algoritmos de machine learning, foi desenvolvido em parceria com o Instituto Tecgraf da PUC/Rio e está sendo testado no Maranhão. Próxima etapa é um projeto de pesquisa com foco na integração da produção do gás onshore com a geração de energia, o que significa usar IA em um projeto 100% conectado.

Armazenamento por serviço: um mercado em alta com privacidade de dados

IDC prevê que, em 2023, o mundo terá 11,7 ZB de dados armazenados, em comparação aos 5,0 ZB, apurados em 2018.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

O que é o balanceamento de carga de alta disponibilidade?

Por Ivan Marzariolli *

A alta disponibilidade começa com a identificação e eliminação de pontos únicos de falha em sua infraestrutura que podem desencadear uma interrupção do serviço - por exemplo, implantando componentes redundantes para fornecer tolerância a falhas no caso de um dos dispositivos estiver com problemas.

Dados em tempo real fazem toda a diferença no e-commerce

Por Leandro Rodriguez*

O tempo se tornou o fator crítico no relacionamento entre vendedor e comprador. Levar informações em tempo real a uma filial local ou a gerentes de loja pode ser determinante para a aquisição de clientes e, consequentemente, aumentar as vendas.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site