INOVAÇÃO

Covid-19: software para laboratórios permite colher dados de 5 mil pacientes por dia

Convergência Digital* ... 31/08/2020 ... Convergência Digital

A Fundação CERTI, em Florianópolis, desenvolveu um sistema inédito no Brasil voltado especialmente para os coletores dos testes e para os pacientes que passam pela testagem. O objetivo é tornar o processo de coleta de dados mais ágil e pode chegar a 5 mil exames registrados em um só dia, superando a dificuldade de coletar testes com um número grande de pessoas.

Os aplicativos integrados ao sistema desenvolvido pela CERTI dispensam o uso de planilhas de preenchimento demorado. Cada paciente que baixar o aplicativo terá um QR Code que pode ser rapidamente escaneado pelo agente de saúde que realizar a coleta. "Com esta solução, o paciente tem a garantia de que receberá o resultado de seu exame de forma rápida e digital, ao contrário de processos manuais que são passíveis de erros e atrasos. Atualmente a coleta dos exames para Covid num laboratório ou em campo leva cerca de 20 minutos. Com o app, é possível fazer a coleta e liberar o paciente muito rapidamente, com casos de até 1 minuto", explica Maurício Dobes, diretor de Convergência Digital da CERTI.

O uso do sistema oferece segurança no diagnóstico e mantém em sigilo as informações sensíveis dos pacientes de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Além da agilidade, outra vantagem é a rastreabilidade: através do aplicativo, é possível, por exemplo, rastrear a geolocalização e determinar quem teve contato com pessoas contaminadas pela Covid-19 de forma anônima.

O software armazena um histórico de exames e pode ser integrado aos bancos de dados do laboratório, podendo ser usado para coleta de outras amostras de materiais biológicos, além de detectar Covid-19. "Um sistema como esse facilita ações da saúde pública, pois permite que prefeituras e laboratórios criem processos próprios para vacinas e exames epidemiológicos em larga escala, já que qualquer cidadão poderá ter seu próprio QR code. O governo, por exemplo, poderá usufruir do legado desse software para futuras campanhas de saúde", diz Dobes. 


Polícia Federal quer usar drones no combate aos crimes eleitorais.

Expectativa é que mais de 100 drones sejam usados para inibir e flagrar condutas ilegais na eleição deste ano.

Fiemg lab e Fiat Chrysler automóveis (FCA) buscam startups de Supply Chain e Manufatura

Competição está com inscrições abertas até o dia 28 de outubro. Oito projetos serão selecionados e terão testes industriais em 2021.

Waze: força das comunidades e dos 50 mil voluntários fazem a diferença

A colaboração é o segredo do sucesso do Waze e estabelecer canal ativo com os clientes é missão, contou a Global Group Manager, Hila Roth.

Inovar é deixar de olhar para o próprio umbigo

Marcelo Salim, da IBM, Percival Jatobá, da Visa e Ana Leão, da Isobar, assumem que o consumidor é quem está selando o destino das marcas e com voz mais ativa.

TOTVS Techfin: Na crise, sobrevivem os mais adaptáveis às mudanças

O momento exige resiliência e perseverança, mas a crise acelerou uma jornada e colocou, de vez, o consumidor como o centro dos negócios, afirmou Eduardo Neubern, diretor-executivo da Totvs Techfin.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G