Home - Convergência Digital

Programa Fábrica de Talentos capacita mais de 300 alunos

Convergência Digital - Carreira
Da redação - 12/08/2019

O programa Fábrica de Talentos realizado em parceria entre Inatel e Huawei alcançou 1.500 horas de treinamento realizadas para alunos do ensino superior e do ensino técnico de Santa Rita do Sapucaí-MG. Em quase dois anos de atividades 311 alunos participaram dos cursos e ações do programa. Neste ano, a Fábrica de Talentos, além de beneficiar os alunos do Inatel, também integrou 45 alunos do ensino médio técnico da ETE FMC.

As atividades e aulas realizadas nos laboratórios e salas de aula do Inatel proporcionam aos participantes uma melhor vivência do que é realizado pelos profissionais no mercado de trabalho. As aulas da primeira turma desta parceria foram encerradas no final do mês de julho. Os alunos, além de receberem os certificados no final das atividades também realizaram uma visita aos laboratórios da multinacional Huawei localizados no campus do Inatel.

"Esse projeto abriu os meus olhos para o ambiente de trabalho e para as diversas áreas de atuação de uma empresa e me fez conhecer várias áreas de interesse que eu não conhecia, expandindo meu conhecimento sobre a atuação de um engenheiro. Tudo isso me deu um norte de como guiar minha carreira. Parabéns a todos os envolvidos", comentou o aluno da ETE-FMC que participou do programa nesta primeira parceria entre Inatel, ETE FMC e Huawei, Matheus Henrique Braga Julidori.

Para a engenheira e especialista do Competence & Innovation Development Center- CIDC do Inatel, Carolina Dionísio Leão Barroso, esta nova parceria com a ETE FMC é importante, pois fortalece ainda mais o vínculo entre as duas instituições. Além disso, segundo ela, é possível proporcionar aos alunos que estão na fase final da formação técnica uma complementação teórica e uma experiência prática daquilo que será vivenciado no mercado de trabalho.

Com os alunos do ensino técnico o Programa Fábrica de Talentos abordou em sala de aula conceitos teóricos e práticos sobre as Redes Móveis e cursos de ferramentas como Excel e Autocad.  "Apoiamos a iniciativa e incentivamos fortemente a participação dos nossos alunos no programa, pois acreditamos ser esta uma excelente oportunidade de aprendizagem que contribui para a Formação Integral, uma premissa da ETE FMC. Enxergamos que o programa como um todo é capaz de desenvolver nos participantes competências e habilidades técnicas e comportamentais.  Os estudantes esperam animados pelas próximas etapas," finaliza Prof. Eduardo Abranches, Coordenador do Ensino Técnico da ETE FMC.

A parceria de sucesso entre o Inatel e a Huawei completa dezesseis anos de conhecimento compartilhado e de tecnologias desenvolvidas. O Inatel foi o primeiro credenciado nacional a treinar profissionais na certificação HANA – Huawei Authorized Network Academy, depois as duas empresas lançaram, em maio de 2017, o Fábrica de Talentos, um programa exclusivo para o Inatel, coordenado pelo CIDC.

"Os resultados da Fábrica de Talentos fazem parte da missão da Huawei em ser parceira na transformação digital de seus clientes e parceiros e de estar no Brasil para o Brasil, entendendo suas particularidades e se adaptando a elas para construir um futuro ainda mais conectado. Eu, como ex-aluno do Inatel e atualmente na Huawei, sinto muito orgulho desta iniciativa e seus resultados tão duradouros", afirmou Breno Santos, diretor de serviços da Huawei do Brasil.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

16/10/2019
Santander oferece 240 bolsas integrais para formar profissionais em programação

16/10/2019
Alta de 26% nas vendas de smartphones puxam lucro da Huawei

14/10/2019
Alemanha ignora pressão dos EUA e mantém Huawei no páreo para 5G

07/10/2019
Plataforma online oferece curso de inglês gratuito para TI

03/10/2019
Gamificação certifica colaboradores de empresa de cloud

02/10/2019
Relator adia votação do Sistema S das TICs para buscar acordo

02/10/2019
Embraer abre vagas de estágio em IA, machine learning e desenvolvimento

30/09/2019
TICs vão ter de qualificar pelo menos 300 mil profissionais no nível técnico até 2023

27/09/2019
Carf mantém multa de R$ 1 bilhão à Huawei por importações irregulares

27/09/2019
Para capacitar 3 milhões de pessoas, Movimento Brasil Digital lança plataforma com cursos grauitos de TI

Veja mais artigos
Veja mais artigos

A urgência de cultivar talentos para TIC no Brasil e no mundo

Por Breno Santos*

A transformação digital ainda é um desafio para muitas empresas no Brasil e a aplicação estratégica das novas soluções deve acontecer por meio de equipamentos e mão de obra qualificada.

Destaques
Destaques

Informação sigilosa pelo WhatsApp caracteriza justa causa para demissão

Mesmo com estabilidade provisória como cipeiros, Tribunal Superior do Trabalho deu validade à dispensa de três empregados que divulgaram nomes de futuros demitidos pelo app de mensagens. 

RH prioriza currículo e falha ao contratar profissionais de TI

Há uma distância grande do discurso adotado pelo RH com relação à tecnologia em relação à prática no dia a dia e a conversa entre a TI e o RH fica muito distante e gera ruído, observa a diretora da edtech Fábrica de Cursos, Sylvia Meirelles.

Automação e IA exigem que Brasil reeduque sete milhões em três anos

Estudo da IBM indica que o impacto das novas tecnologias no mercado de trabalho demanda qualificação imediata de 120 milhões nas maiores economias do mundo, mas o tempo de capacitaçao aumentou 10 vezes desde 2014. 

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site