INOVAÇÃO

Museu do Amanhã, no Rio, recebe evento global de Blockchain

Convergência Digital* ... 27/09/2019 ... Convergência Digital

O Rio de Janeiro receberá entre os dias 15 e 18 de outubro uma série de eventos globais de Blockchain. Começando no dia 15, o Museu do Amanhã promove a Rio Blockchain Conference (RBC), que tem o objetivo de explicar a tecnologia e suas aplicações já presentes no dia a dia, além de discutir oportunidades de trabalho e negócios no setor. A RBC é um evento gratuito e uma co-criação do Museu do Amanhã com o "EOS Rio" (eosrio.io), time carioca que opera em 9 redes globais de Blockchain.

Já no dia 16 de outubro, o Copacabana Palace receberá a "EOS Community Conference" que reunirá empresas de mais de 20 países para discutir os rumos da tecnologia, num evento aberto ao público de desenvolvedores, empreendedores e interessados no assunto. Encerrando a série de eventos focados em Blockchain, nos dias 17 e 18 de outubro, um evento fechado no Iate Clube do Rio de Janeiro sediará uma Hackathon - (Un)Conference, reunindo alguns dos principais engenheiros de Blockchain do mundo.

A tecnologia baseada em criptografia, redes p2p e computação distribuída foi inventada para servir de fundamento para o Bitcoin, e nunca parou de evoluir no modelo de software aberto. A rede "Ethereum", lançada em 2015, consegue processar 8 transações por segundo, já a "EOS", lançada em 2018, já atingiu 4.000 transações por segundo. Se no Bitcoin é preciso esperar 30 minutos para confirmar uma transação, na BOSCore, lançada em 2019, são só 3 segundos de espera. A tecnologia Blockchain já passou pela fase de experimento e agora entra no grupo das soluções com escala de mercado.

A Blockchain vem mudando a forma de relacionar on-line, e principalmente como se ganha e usa o dinheiro.Hoje já é possível utilizar a Blockchain para assinar e certificar documentos, fazer seguros, saber a origem dos alimentos no supermercado, ouvir música, responder uma pesquisa ou mesmo fazer compras na internet ou em lojas físicas.

O Brasil é um terreno fértil para soluções descentralizadas permitidas pelas aplicações em Blockchain. Cada vez mais empreendedores e desenvolvedores buscam oportunidades de uso desta tecnologia.Empreendedores do mundo todo terão espaço para mostrar seus projetos inovadores nos eventos que ocorrerão no mês de outubro. Para isso, é preciso se inscrever através do site do evento (ecc.eosrio.io). Além disso, empresas como Santander e Carrefour mostrarão cases de como estão liderando a aplicação da tecnologia.

Agenda:

15/10/19 de 09:00 às 18:00 - Rio Blockchain Conference - Museu do Amanhã - Evento Gratuito – inscrições em rbc2019.io
    
16/10/19 de 14:00 às 19:00 - EOS Community Conference - Copacabana Palace - Ingressos à venda em ecc.eosrio.io
    
17 e 18/10/19 de 14:00 às 19:00 - (Un)Conference - Evento fechado, inscrições em ecc.eosrio.io mediante aprovação através do formulário no site.


Brasil monta centro para dados, IoT e industria 4.0 com Fórum Econômico Mundial

Sede será instalada no Instituto de Pesquisa Tecnológica de São Paulo e deverá entrar em operação no primeiro semestre de 2020.

Economistas lançam livro sobre Inovação associada à economia do compartilhamento

Paulo Bastos Tigre e Alessandro Maia Pinheiro analisam o impacto dos novos negócios, sob a ótica da academia, na economia digital.

ANAC faz consulta pública sobre futuro dos drones

Órgão regulador da aviação civil quer ouvir a opinião da sociedade sobre como conduzir a operação das aeronaves não tripuladas no País. Consulta irá até o dia 05 de fevereiro de 2020.

Iluminação inteligente é uma das apostas da NEC com Internet das Coisas

O gerente de soluções da engenharia da NEC do Brasil, Eduardo Ribeiro, diz que a fornecedora- que atua como orquestradora de soluções- criou uma plataforma multisegmento, baseada em inteligência artificial, para acelerar a adesão dos serviços inteligentes nos municípios brasileiros.

TIM: 5G vai democratizar o uso da robótica

À frente do projeto do robô Joquinha, criado para atender ao maestro João Carlos Martins, em parceria com a SPI Integração e a Nokia, a operadora considera que a robótica poderá redefinir um parque fabril de forma rápida e produtiva. "Estamos construíndo uma nova etapa", salienta o head de Inovação da TIM Brasil, Janílson Bezerra.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G