TELECOM

Anatel abre dados de telecom em novo formato interoperável

Luís Osvaldo Grossmann ... 19/11/2019 ... Convergência Digital

A Anatel apresentou nesta terça, 19/11, um novo painel de dados que facilita o acesso a informações sobre o mercado de telecomunicações brasileiro, em formato aberto e interoperável. Além de uma apresentação mais amigável de informações de manipulação restrita, como no caso dos acessos em serviço, há um rol maior de dados disponíveis pelo endereço anatel.gov.br/paineis.

Desde já estão disponíveis dados de acessos, certificação de produtos, consumidor e pesquisa de satisfação, qualidade, regulamentação, espectro e órbita, outorga e licenciamento. Eles podem ser manipulados no próprio site da agência (anatel.gov.br/paineis), com diferentes filtros por região, serviço, granularidade, empresa, período ou cortes até por faixas de velocidade da banda larga, por exemplo. 

“É importante que esses dados sejam colocados de forma transparente e permitam análises, de forma que o usuário terá a oportunidade de elaborar seus próprios estudos e até para que os próprios investidores que queiram fazer negócios no Brasil tenham mais informações sobre o mercado brasileiro”, destacou o presidente da agência, Leonardo Morais. 

Esses dados abertos já trazem como novidade uma maior granularidade dos números, começando pelo mercado de telefonia móvel, cujas informações já estão em nível municipal. E vale registrar que além dos cruzamentos possíveis no próprio site da Anatel, é possível exportar dados brutos que podem ser carregados em outras ferramentas de análise, sempre em formato manipulável. 

Depois dessa primeira leva de informações já disponíveis deverão ser também acessados pelos painéis de dados da Anatel as informações relativas a temas de fiscalização, acompanhamento e controle, numeração, universalização e gestão interna. 

“Os dados são o novo petróleo e a agência dispõe de uma série de informações essenciais para o desenvolvimento e melhoria da prestação de serviços no país. Consolidamos numa única plataforma tornando ainda mais transparente e fácil a utilização desses dados”, completa o chefe da assessoria técnica da Anatel, Humberto Silva. 


Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições

Dataprev contrata Claro por R$ 236 mil para ter fibra ótica no Rio de Janeiro

Contrato, publicado no Diário Oficial da União, prevê a interligação dos prédios do data center da estatal de TI no Rio de Janeiro à filial na mesma cidade, no bairro de Botafogo.

Autor da nova Lei das teles lidera entidade para brigar por banda larga

Ex-deputado Daniel Vilela vai presidir a Aliança Conecta Brasil F4, que nasce com apoio da Huawei, FiberX e da consultoria Teleco, mas quer novos associados. “Não existe economia digital sem infraestrutura”, afirma.

Consumidores: Banda larga é o serviço com menor satisfação, celular o melhor

Para a Anatel, como o padrão de consumo exige estar sempre online, percepção de qualidade é especialmente rigorosa com a conexão à internet.

Decreto da nova Lei de Telecom depende de acerto sobre renovação de frequências

“Entendemos que é melhor que a Lei também seja aplicada para os contratos vigentes e estamos tentando construir uma posição única de governo”, explica o secretário executivo do MCTIC, Julio Semeghini. 




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G