TELECOM

Apple despenca e Huawei assume segundo lugar no ranking de celulares

Luís Osvaldo Grossmann ... 03/05/2019 ... Convergência Digital

Os embarques globais de smartphones seguem em queda pelo sexto trimestre consecutivo, desta vez com um recuo de 6,6% na comparação com um ano antes, conforme números da consultoria IDC. Quase todos os principais fabricantes experimentaram quedas no período, mas o tombo de 30,2% nos embarques de iPhones isolaram a chinesa Huawei, única a crescer, como segundo maior fabricante mundial de aparelhos celulares.

Nas contas da IDC, entre janeiro e março foram embarcados 310,8 milhões de smartphones. O desempenho vem na sequência de recuos em 2018 (-4,1%) e 2017 (-3,5%). Por isso, para a consultoria, “os resultados desse trimestre são claro sinal de que 2019 será mais um ano de queda”.

A única exceção, diz a IDC, é a Huawei. “O mercado de smartphones enfrenta desafios por todos os lados, mas a Huawei foi capaz de crescer 50%, não apenas firmando-se em segundo lugar, mas reduzindo a distância que a separa da líder Samsung”, aponta a consultoria em seu monitor trimestral dos embarques globais de aparelhos.

Além de quedas na China, a IDC indica que o fator preponderante para o desempenho dos embarques no primeiro trimestre foi a queda de 15% para os Estados Unidos, apontada por conta da cada vez menor taxa de substituição de smartphones por novos modelos. “Os iPhones da Apple contribuíram para um trimestre excepcionalmente ruim nos EUA, mas foram acompanhados por quedas de outros fornecedores, como Samsung e LG”, diz o relatório.

A Samsung teve recuo de 8,1%, somando 71,9 milhões de embarques e 23,1% do mercado (era 23,5% há 12 meses). Em seguida, a Huawei, com alta de 50,3% (59,1 milhões) e um salto de 11,8% para 19% de market share. A Apple, em terceiro, recuou para 36,4 milhões de aparelhos (-30,2%), o que reduziu a participação de mercado de 15,7% para 11,7%. Juntas, as três detém 53% dos smartphones usados no planeta.


Internet Móvel 3G 4G
App Coronavírus SUS fará teste e vai enviar notificações

Entre as mudanças, aplicativo vai enviar mensagens e alertas, qualificar usuário nos grupos de risco e detalhar unidades de saúde mais próximas. App já foi baixado por mais de 3,5 milhões de usuários.

Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições

Anatel libera preços das chamadas telefônicas de longa distância

A partir de 4/5 começa a valer a liberdade tarifária mesmo no caso dos planos de serviços das concessionárias. Agência, no entanto, desistiu de ampliar as áreas locais. 

Coronavírus: teles vão negociar com inadimplentes a cobrança das contas

Operadoras asseguram que vão buscar as melhores condições de prazo e/ou isenção de juros para quem não consegue pagar as contas por causa do impacto econômico do Covid-19. Medidas valem por tempo indeterminado e já estão em vigor.

Claro, Oi, TIM e Vivo se unem e lançam campanha #FiqueBemFiqueEmCasa

Movimento apresenta as iniciativas em comum das operadoras para que as pessoas possam ficar em casa durante as ações de combate a pandemia do Coronavírus.

Teles pedem que cidades facilitem instalação de antenas no combate ao Coronavírus

Pedido é feito especialmente para grandes cidades como São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Florianópolis e Manaus. São mais de 4 mil pedidos de instalação aguardando liberação.




  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G