TELECOM

Celulares Top vendem menos e modelos básicos turbinam fabricantes chinesas

Convergência Digital ... 28/05/2019 ... Convergência Digital

As vendas globais de smartphones caíram 2,7% no primeiro trimestre de 2019, totalizando 373 milhões de aparelhos, segundo números divulgados pela consultoria Gartner nesta terça, 28/5. Samsung e Apple perderam participação, enquanto a Huawei consolidou-se como segunda maior fabricante de celulares do planeta.

A coreana Samsung manteve-se na liderança do mercado, tendo vendido 71,6 milhões de celulares entre janeiro e março. O número, no entanto, representa uma queda de 8,8% sobre o primeiro trimestre de 2018. Com isso, a fatia da Samsung, que era de 20,5% do mercado há um ano, recuou para 19,2%.

A Apple, com queda de 17,6% na comparação anual, vendeu 44,5 milhões de celulares no período analisado – 10 milhões a menos que no primeiro trimestre de 2018, fazendo com que a participação da fabricante americana tenha caído de 14,1% do mercado global para 11,9%.

Com isso, foi superada pela chinesa Huawei, como o próprio Gartner já indicara a partir dos volumes embarcados. A empresa vendeu 58,4 milhões de aparelhos no primeiro trimestre, o que fez sua participação subir de 10,5% para 15,7% do mercado mundial de celulares.

Para o Gartner, a variação nas vendas está relacionada à menor demanda por smartphones ‘premium’, mais caros e que representam porções significativas dos aparelhos vendidos pela Samsung e especialmente pela Apple. Segundo a consultoria, a demanda por aparelhos ‘básicos’ está mais forte que para os topo de linha.

Como os números são do primeiro trimestre, não refletem o bloqueio comercial anunciado pelos Estados Unidos em 15 de maio. Mas para a consultoria, “a indisponibilidade dos apps e serviços da Google nos smartphones da Huawei, se implementada, vai afetar a posição da empresa no mercado de smartphones, que representa metade do negócio da Huawei em aparelhos celulares”.

Entre as principais fornecedoras mundiais, os demais destaques são todos de fabricantes chinesas. A Oppo vendeu 29,6 milhões de aparelhos no período, elevando sua fatia de mercado de 7,3% para 7,9%. A Vivo ficou com a quinta posição ao vender 27,3 milhões de celulares (7,3% do mercado) e bateu a Xiaomi, que vendeu 27,2 milhões.


Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições

Aloo Telecom: Brasil precisa de um cadastro único de redes de fibra ótica

O crescimento das redes de fibra ótica é desorganizado e faltam informações disponíveis para definir onde investir e maximizar os recursos, afirma o CEO da operadora, Felipe Cansanção. Aloo Telecom analisa a participação no leilão 5G. "Nunca se vendeu tanta capacidade de espectro", adiciona o CEO.

Ufinet, da Enel, entra no mercado de rede neutra no Brasil

Chairman da empresa, Stefano Lorenzi,  assegura que Ufinet não terá vantagem no uso dos postes por ter a distribuidora elétrica como uma das acionistas. "Vamos competir igual com os outros", diz.

Falta um orquestrador para resolver o conflito do uso dos postes

"Não é falta de lei. Não é falta de resolução. É falta de agenda prioritária. Falta uma orquestração efetiva para se tentar resolver o problema", diz o diretor de estratégia e regulatório da Algar Telecom, Renato Paschoareli.

Abranet: Revisão do marco de telecom tem que abrir espaço para voz no SCM

Entidade diz que a revisão do marco legal de telecom exige uma avaliação do mercado de telefonia no Brasil, com ajustes regulatórios capazes de abrir o segmento aos prestadores de SCM, com recursos de numeração e sistemas de áreas de tarifação nos moldes da telefonia celular.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G