Convergência Digital - Home

Petrobras usa supercomputador Santos Dumont para testes em tempo real

Convergência Digital
Convergência Digital* - 27/11/2019

Fornecido pela Atos em 2015 ao Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), o Computador de Alto Desempenho Santos Dumont recebeu uma atualização que o posiciona, pela segunda vez, como o maior da América Latina dedicado à pesquisa, e o coloca novamente na lista dos TOP 500 supercomputadores do mundo.

O Supercomputador está instalado em Petrópolis, no Rio de Janeiro, e com a expansão de 4 Petaflops passa a operar a partir de agora com a capacidade de processamento total de aproximadamente 5,1 quatrilhões de operações por segundo, um aumento de aproximadamente 360% se comparado às especificações originais de 2015 de 1,1 Petaflops.

"Com esta expansão, o LNCC passa a ter acesso às tecnologias de ponta implementadas pela Atos, utilizando uma plataforma híbrida e de alta capacidade de processamento que permite suportar diferentes cargas de trabalho, ampliando sua capacidade de suportar pesquisas e desenvolvimento, especialmente nas áreas de Inteligência Artificial e Deep Learning", explica Luis Casuscelli, Diretor de Big Data e Segurança Cibernética da Atos. Segundo o diretor, o Santos Dumont está equipado de uma infraestrutura de resfriamento altamente eficiente e sustentável, que utiliza água e temperatura ambientes, reduzindo a energia utilizada para refrigeração do supercomputador.

A expansão é uma iniciativa em conjunto com o Consórcio Libra, liderado pela Petrobras e visa apoiar o desenvolvimento de pesquisas no setor de petróleo e gás, principalmente para estudos de imagens sísmicas em profundidade e simulação de reservatório em tempo real, com mais precisão. No total já são cerca de 150 projetos de pesquisas realizados com o Santos Dumont, que atendem desde áreas estratégicas como a exploração de petróleo e gás, carvão mineral e energias renováveis, mas também ações como a pesquisa do vírus da ZIKA e Dengue, desenvolvimento de fármacos para HIV e estudos sobre Clima.

"A expansão do Santos Dumont é um projeto que nos dá muito orgulho porque reforça o posicionamento da Atos como parceira confiável para os desafios digitais de corporações e entidades governamentais. Juntos com o LNCC apresentamos, pela segunda vez, o maior supercomputador da América Latina dedicado à pesquisa científica e ajudamos, assim, a colocar o Brasil na lista das nações com grande capacidade em Computadores de Alto Desempenho", conclui Nelson Campelo, CEO da Atos para a América do Sul.

O Consórcio de Libra opera o campo de Mero e é liderado pela Petrobras – com participação de 40% - em parceria com a Shell (20%), Total (20%), CNPC (10%), e CNOOC Limited (10%). O Consórcio tem ainda a participação da companhia estatal Pré-Sal Petróleo SA (PPSA), que exerce papel de gestora desse contrato.


ARTIGO . Por Melissa Torgbi

Cientista de dados: seja curioso, se envolva e tenha muita disposição para resolver problemas

Há muita empolgação acerca do termo “ciência de dados” atualmente. Para nós que queremos ser cientistas de dados, há alguns requisitos. Um deles: ter muita, mas muita vontade de aprender o tempo todo.

Destaques
Destaques

Empresas ambicionam mais Inteligência Artificial, mas sofrem com falta de talento

Um apesquisa global da Bain mostra que três em cada empresas, instigadas pela covid-19 e a aceleração da digitalização, se preparam para investir mais em inteligência artificial e machine learning. Mas assumem que as dificuldades não são poucas.

Eneva investe R$ 3 milhões para unir gás à energia com a IA ALINE

Software, que utiliza algoritmos de machine learning, foi desenvolvido em parceria com o Instituto Tecgraf da PUC/Rio e está sendo testado no Maranhão. Próxima etapa é um projeto de pesquisa com foco na integração da produção do gás onshore com a geração de energia, o que significa usar IA em um projeto 100% conectado.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

O que é o balanceamento de carga de alta disponibilidade?

Por Ivan Marzariolli *

A alta disponibilidade começa com a identificação e eliminação de pontos únicos de falha em sua infraestrutura que podem desencadear uma interrupção do serviço - por exemplo, implantando componentes redundantes para fornecer tolerância a falhas no caso de um dos dispositivos estiver com problemas.

Dados em tempo real fazem toda a diferença no e-commerce

Por Leandro Rodriguez*

O tempo se tornou o fator crítico no relacionamento entre vendedor e comprador. Levar informações em tempo real a uma filial local ou a gerentes de loja pode ser determinante para a aquisição de clientes e, consequentemente, aumentar as vendas.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site