GESTÃO

Certificado digital segue com o desafio de mostrar valor ao cidadão

Luís Osvaldo Grossmann ... 19/07/2019 ... Convergência Digital

Em que pese o uso corporativo, até para cumprimento das obrigações fiscais, a disseminação do certificado digital como uma ferramenta também das pessoas físicas continua a ser o desafio desse mercado. E para o novo presidente do ITI, o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, Marcelo Buz, a superação desse desafio exige uma melhor comunicação dos benefícios da certificação digital. 

“Hoje a gente tem o universo do CNPJ. O desafio é colocar o certificado digital nas mãos das pessoas. Entendemos que o certificado digital deve estar nas mãos de todos os brasileiros. Mas ao mesmo tempo o certificado digital foi até agora muito pouco explorado”, afirma o presidente do ITI. 

Os números, ainda que em razoável crescimento recente, reforçam a interpretação de que o certificado digital é uma ferramenta concentrada nas pessoas jurídicas. Nos 12 meses encerrados em junho, foram emitidos 4.968.924 certificados digitais, 28,7% acima dos 12 meses anteriores. Em 2019, foram 2,6 milhões de certificados no primeiro semestre, alta de 26,7% sobre o mesmo período de 2018. 

Vereador licenciado da gaúcha São Leopoldo, o presidente do ITI é formado em administração de empresas com especialização em marketing. E acredita que parte do desafio de massificação do uso da certificação digital entre os brasileiros deve ser encarado como um desafio de comunicação. 

“Há uma questão de percepção. O certificado digital não tem percepção do uso, das funcionalidades. E estamos fazendo articulações junto à indústria da certificação digital no intuito de despertar neles a necessidade de trabalhar o posicionamento do certificado digital. E trabalhar os benefícios, explicar ao cidadão a gama de serviços que ele pode fazer com certificado digital”, 

De sua parte, o ITI também trabalha para identificar quais os serviços públicos se valem da ferramenta. “Estamos fazendo um levantamento dos serviços que usam certificado digital. Já identificamos mais de 170 serviços públicos disponíveis de serem realizados através de um certificado digital. Fora o uso na iniciativa privada”, revela. 

Cerca de 40 deles, como o sistema de atendimento da Receita Federal (e-CAC), do Banco Central (Bacenjud), ou do Departamento nacional de Trânsito, como a CNH Digital, já podem ser conferidos no site do ITI


Simples Nacional: prazo para regularização termina no dia 31 de janeiro

Prazo é válido para novas empresas ou para quem foi excluído no ano passado e deseja voltar a fazer parte desse modelo de tributação.

Empresas de software reagem a novo imposto no Rio de Janeiro

Tributo, oriundo do Fundo Orçamentário Temporário (FOT), passaria a valer a partir de 01 de janeiro, mas liminar, concedida à FIRJAN, adiou a cobrança para março. "Legislação é inconstitucional e vamos reagir", diz o presidente do TI Rio, Benito Paret.

Contrato bilionário de serviços na nuvem do TJSP com Microsoft volta à mesa com decisão do STF

Supremo suspendeu uma resolução do CNJ que obriga aos tribunais a adotarem plataforma desenvolvida pelo próprio Judiciário para tramitação eletrônica de processos.

Ministério da Justiça vai usar OTTs de mensagem para mandar intimações

Não está claro se as intimações irão por WhatsApp e Telegram ou por apenas um OTT. Os interessados têm de concordar em receber a intimação pelo celular.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G