SEGURANÇA

Para indústria, reprovação de Bolsonaro à tomada de três pinos é retrocesso

Convergência Digital ... 19/06/2019 ... Convergência Digital

O governo federal anunciou que vem aí mais uma reforma, a revogação da norma técnica que obriga o uso da tomada de três pinos no país. Mas esse novo tema de aparente importância capital para o governo de Jair Bolsonaro enfrenta resistência da indústria elétrica, manifestada em queixa da Abinee. 

“O retorno à situação anterior representa um retrocesso na prevenção de acidentes. Além disso, a mudança já foi assimilada pelo consumidor e uma alteração agora traria ônus à população. A atual discussão é contraproducente”, afirma a entidade, em nota. 

Segundo a Abinee, o uso do terceiro pino, na prática um ‘fio terra’, em tomadas e plugues teve impacto na redução de acidentes. “Entre 2000 e 2010, antes da adoção do padrão, a média anual de acidentes fatais provocados por choques elétricos era de 1,5 mil ocorrências. Hoje (números de 2018), a média é de 600 ocorrências anuais, uma queda de 150%.”

“Hoje não há um padrão internacional único estabelecido como regra. Dessa forma, todo país que preza por normas organizadas desenvolveu seu próprio padrão, de acordo com as características de seus mercados. Os exemplos abaixo demonstram que os países dispõem de modelos diversos de tomadas de três pinos para proteção das pessoas e instalações.  Hoje existem mais de 110 existentes formatos vigentes”, completa a Abinee. 


Receita Federal alerta para fraudes em sites que simulam Sistema de Leilão Eletrônico

Em nota, Fisco destaca que apenas quatro endereços são oficiais: www.gov.br/receitafederal; www.receita.fazenda.gov.br; www.rfb.gov.br e www.receita.economia.gov.br.

Ministério Público lança cartilha sobre golpes no WhatsApp

Documento reúne orientações como evitar o compartilhameento de códigos enviados por SMS ou habilitação do sistema de verificação em duas etapas. 

Brasil é terceiro país do mundo com mais ataques a maquininhas de cartão

Número de ocorrências em dispositivos PoS cresceu mais de 350% nos seis primeiros meses do ano. Em junho, só os Estados Unidos e a Turquia registraram mais invasões. 

Zoom é isca em 99% dos ataques com ferramentas de ensino online

Segundo levantamento das empresas de segurança Kaspersky, em todo o mundo invasões desse tipo cresceram 20.000%. Brasil é o quinto país mais atacado. 



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G