NEGÓCIOS

Tecnologia da informação evita tombo maior do setor de serviços

Convergência Digital ... 11/10/2019 ... Convergência Digital

A nova pesquisa do IBGE sobre o setor de serviços mostra perda de dinamismo, com um crescimento acumulado até agosto de 0,5% (contra os 0,7% até julho). No mês, o agregado recuou 0,2%, ou mais que isso, 1,4%, na comparação com agosto de 2018. Resultados que seriam bem piores não fosse o bom desempenho dos serviços de tecnologia da informação. 

Nas contas da pesquisa mensal de serviços, a TI tem as principais contribuições positivas tanto no mês como no acumulado do ano. No bojo, os serviços de informação e comunicação tiveram alta de 0,4% em agosto, acumulando ganho de 2,3% nos últimos dois meses. 

Esse desempenho, porém, é totalmente puxado pelos serviços de tecnologia da informação, que cresceram 18,6% no mês e acumulam alta de 14,2% nos oito primeiros meses. Já os serviços de telecomunicações, pelo contrário, recuaram ainda mais em agosto (-1,7%), depois de queda (-1%) no mês anteriores e acumulam queda de 0,7% este ano. 

Com esses resultados, o ramo de serviços de informação e comunicação trouxe a principal contribuição positiva (4,6%) na comparação com agosto de 2018 e no desempenho total dos serviços, pois contribuiu com o principal impacto positivo quando considerado o período acumulado até o oitavo mês do ano – comparação na qual informação e comunicação registrou alta de 3%. 

Ao analisar os segmentos que tiveram especial destaque para essas contribuições favoráveis na área de Serviços de TI o IBGE apontou para portais e provedores de conteúdo; consultoria em TI e suporte técnico e ainda o desenvolvimento e licenciamento de softwares. 


Cloud Computing
SD-WAN ganha musculatura com a Covid-19 na América Latina

Dados da IDC mostram que o crescimento dos serviços fixos de dados deram um salto por causa da pandemia e há uma expectativa de crescimento de 24% acima da previsão nos próximos cinco anos.

Cientista de dados: seja investigativo, analítico e curioso

Não há um perfil delimitado para o cientista de dados, o que significa que ele pode ser um 'profissional mais rodado e experiente' ou uim jovem recém-saído das universidades. Mas há um ponto essencial: a multidisciplinaridade, aponta o professor e especialista em ciência de dados do Instituto de Gestão e Tecnologia da Informação (IGTI), João Carlos Barbosa.

Serpro busca parceria com bancos para emissão de certificado digital

Chamamento público espera identificar oportunidades de negócios que fomentem a massificação das assinaturas digitais. 

Huawei diz ter estoque suficiente para atender demanda nacional

Diretor senior de Relações Públicas e Governamentais da empresa, Atílio Rulli, assegurou que o estoque da fabricante está 'em linha com que é visto no mundo'. Hoje a Huawei produz localmente 40% dos equipamentos que vende às operadoras, ISPs e empresas brasileiras.

Acesso Digital recebe aporte e entra na briga pelo mercado de Telecom

Empresa, criada em 2007, trabalha com reconhecimento facial e assinatura eletrônica, recebeu um investimento de R$ 580 milhões liderado por SoftBank e General Atlantic.

Empresa brasileira de mineração e blockchain é comprada por R$ 165 milhões

A FastBlock, foi criada po rum brasileiro, em 2014, e possui cerca de 20 data centers e já minerou mais de 50 mil bitcoins. Bernado Shucman fica à frente da unidade de operação da Marathon Patent Group.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G