Preparação de talentos acontece no ensino básico e fundamental.  "EUA, China e Europa estão fazendo isso. O Brasil está exportando talentos. As escolas públicas são celeiros de jovens e não há política pública de incentivo", adverte o responsável pelas Rede de Ciência de Dados e Inteligência Artificial do Rio de Janeiro, Newton Fleury.

" /> Brasil precisa agir o quanto antes para reter os talentos de IA e ciência de dados - Convergência Digital - Carreira
Home - Convergência Digital

Brasil precisa agir o quanto antes para reter os talentos de IA e ciência de dados

Ana Paula Lobo e Pedro Costa, do Rio de Janeiro - 20/09/2019

Criada em 2017, a Rede de Ciência de Dados e Inteligência Artificial do Rio de Janeiro conta, hoje, com 55 associados e o mais recente a aderir foi a CEFET, escola técnica federal. Mas ainda há muito por fazer, admite o responsável pela CDIA, Newton Fleury. "Nós temos a missão de articular o conhecimento entre universidades, empresas e pessoas", relata.

Com relação à formação de profissionais, Fleury sugere que o governo elabore uma política pública que leve em conta o modelo STEM - Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. "Esse modelo já está sendo usado nos Estados Unidos, China e na Europa. Aqui ainda está muito incipiente e ainda em poucas escolas, como a ORT, que é voltada para as classes A, B e C. Infelizmente, as escolas públicas estão muito distante dessa realidade", lamenta o especialista.

Fleury adverte que o Brasil está exportando talentos para os Estados Unidos e para a Alemanha, que estão criando políticas de atração de jovens para atender as suas demandas na área da economia digital. Assistam a entrevista com Newton Fleury.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

08/06/2020
Covid-19: Brasil sabe fazer software para 'jogar o jogo' global do digital

28/05/2020
Profissional de IA tem de gostar de fazer a tecnologia acontecer

26/05/2020
IA feita no Brasil salva vidas ao monitorar três milhões de pacientes

27/03/2020
Laura, a IA nacional que já salvou 12 mil vidas, entra no combate ao Coronavírus

09/03/2020
Software e serviços de TI contrataram 30 mil novos profissionais em 2019

07/11/2019
Ser humano faz a Aura,da Vivo, ser uma IA diferente

04/11/2019
Ericsson: "Temos que colocar nossas melhores cabeças para ganhar o mundo com o 5G"

16/10/2019
Falta estratégia no Brasil para qualificar pessoas em Tecnologia

08/10/2019
Cobol, C e Assembler: Linguagens de programação mais vivas do que nunca

30/09/2019
Rio de Janeiro precisa deixar de exportar CPF e CNPJ

ARTIGO . Por Melissa Torgbi

Cientista de dados: seja curioso, se envolva e tenha muita disposição para resolver problemas

Há muita empolgação acerca do termo “ciência de dados” atualmente. Para nós que queremos ser cientistas de dados, há alguns requisitos. Um deles: ter muita, mas muita vontade de aprender o tempo todo.

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Seis dicas para formar uma equipe de trabalho resiliente

or Craig Mackereth*

Formar uma equipe ou força de trabalho resiliente não é tarefa que se execute da noite para o dia. Tampouco é possível tornar uma equipe verdadeiramente resiliente se isso ainda não estiver integrado ao DNA da empresa.

Destaques
Destaques

TRT/SP rejeita cautelar das empresas de TI e cobra Convenção Coletiva 2020

O desembargador e vice-presidente judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 2 Região, Rafael Edson Pugliese Ribeiro, em despacho, alerta que a falta de renovação da Convenção Coletiva 'é a falência do diálogo'. Convergência Digital publica a íntegra da decisão.

Microsoft muda alto escalão da AL e fica à espera de Rodrigo Kede,em litígio com a IBM

O presidente para a AL da Microsoft, Cesar Cernuda, e a brasileira Paulo Bellizia, vice-presidente de Vendas, Marketing e Operações para a região, oficializaram a saída da empresa. A computação em nuvem é pano de fundo no embate entre as gigantes.

Gestor de Tecnologia foi repaginado pela Covid-19

Os responsáveis por compliance, por digitalização e por suppy chain foram reconhecidos e estão à frente das ações das empresas e passaram a ter acento nos comitês de liderança, afirma o consultor da Russell Reynolds Associates, Márcio Gadaleta.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site