Convergência Digital - Home

EUA vão rever decisão que deu vitória à Microsoft na nuvem do Pentágono

Convergência Digital
Convergência Digital - 13/03/2020

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos anunciou que deve reavaliar pelo menos parte da decisão que deu vitória à Microsoft no contrato de serviço de nuvem no chamado Empreendimento Conjunto de Infraestrutura de Defesa, ou JEDI na sigla em inglês, estimado em US$ 10 bilhões. A informação é da CNN.

A sinalização veio no processo movido pela Amazon Web Services, que acusa o governo de Donald Trump de ter tomado a decisão por motivações políticas, uma vez que o presidente americano é expressamente crítico do dono da Amazon, Jeff Bezos, que também possui o jornal Washington Post, de viés Democrata. 

Em informações prestadas no processo na quinta-feira, 12/3, o Departamento de Defesa indicou que “deseja reconsiderar a decisão em resposta a questões técnicas apontadas pela AWS”. O serviço de nuvem para o Pentágono tem duração estimada de 10 anos. 

Há um mês, por conta da ação movida pela AWS, a Justiça dos EUA já determinara a suspensão temporária do contrato. Em nota, a AWS comentou a nova posição do Departamento de Defesa e informou que a empresa estava “satisfeita que o DoD compreendeu as questões substanciais e legítimas que afetaram a decisão sobre o ‘JEDI’”. 

Segundo indicou a Microsoft, “a decisão de reconsiderar um pequeno número de pontos é provavelmente a maneira mais rápida de resolver todas as questões e rapidamente prover a tecnologia moderna ao pessoal das forças armadas”. 


Destaques
Destaques

Embratel centraliza dados do ministério da Saúde na nuvem

Os dados do Portal do Ministério da Saúde, do Portal Coronavírus e e-SUS-VE foram 100% migrados para a nuvem da Embratel. Entre os aplicativos migrados está o CoronavírusSUS. Os apps de saúde já atingiram picos de mais de 80 milhões de acessos diários.

Compartilhamento de dados fomenta o big data no governo federal

A TIC Governo Eletrônico 2019 mostra que ainda há muito por usar em análise de dados no governo. O MPF foi o maior utilizador dos dados para análise. O Executivo ficou com apenas 20%. Serviços na nuvem também ficam aquém do desejado.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Transformação digital exige eficiência no gerenciamento

Por Luiz Fernando Souza*

Prevenir é sempre melhor do que remediar. Essa é uma máxima que precisa ser aplicada à transformação digital, e vale quando falamos da gestão dos servidores. E as razões são simples: é menos sofrido, menos dolorido e mais barato manter uma rotina de trabalho focada na manutenção, preservando com inteligência dados e sistemas.

Jornada para a nuvem: evite as armadilhas e faça a coisa certa

Por Fábio Kuhl*

Até bem pouco tempo, a nuvem era inovação, hoje me arrisco a dizer que, em breve, uma commodity.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site