INTERNET

Google vai pagar 1 bi de euros ao governo da França

Convergência Digital* ... 12/09/2019 ... Convergência Digital

O Google aceitou pagar cerca de 1 bilhão de euros às autoridades francesas para resolver uma investigação de fraude fiscal iniciada há quatro anos, acordo que pode criar um precedente legal para outras grandes empresas de tecnologia no país.

Investigadores franceses têm procurado determinar se o Google, cuja sede europeia é em Dublin, deixou de pagar dívidas, evitando declarar parte de suas atividades no país. O acordo inclui uma multa de 500 milhões de euros e impostos adicionais de 465 milhões de euros, reportou o Google.

O Google paga poucos impostos na maioria dos países europeus porque registra quase todas as vendas na Irlanda. Isso é possível graças a uma brecha no direito tributário, mas depende da equipe de Dublin concluir todos os contratos de vendas.

“(O acordo permite) resolver de uma vez por todas essas disputas passadas”, disse Antonin Levy, um dos advogados do Google, em audiência no tribunal de Paris. O pagamento é inferior aos 1,6 bilhões de euros que o ministério das finanças queria do Google após os escritórios da empresa em Paris serem vasculhados em 2016. Na época, o ministério havia descartado fechar um acordo com a empresa.

A França pressionou fortemente por um imposto digital para os membros da União Europeia, mas enfrentou resistência da Irlanda, Dinamarca, Suécia e Finlândia. O governo francês acabou por impor seu próprio imposto unilateral, levando o presidente dos EUA, Donald Trump, a ameaçar impor um imposto retaliatório sobre o vinho francês.


Revista Abranet 31 . maio-julho 2020
Veja a Revista Abranet nº 31
A pandemia da Covid-19 fez a rotina mudar num piscar de olhos. E coube à internet mostrar a sua força. O aumento significativo do tráfego de dados por conta do teletrabalho e do isolamento social foi uma realidade assustadora. Veja a revista completa.
Clique aqui para ver outras edições

No Brasil, 47% indicam comprar mais pela internet após Covid-19

Pesquisa da Salesforce também indica que os brasileiros são quase duas vezes mais propensos a fazer compras por meio de redes sociais que em outros países.

Ministério Público defende rastreamento de mensagens no PL das Fake News

Para a Câmara Criminal do Ministério Público Federal, a previsão deve ser mantida porque "mostra-se útil para a investigação de diversos ilícitos". 

Fake News: Sai versão em português de chatbot gratuito de verificação para o WhatsApp

Pelo chatbot da International Fact-Checking Network, usuários do OTT podem verificar se informações específicas que receberam sobre a COVID-19 já foram classificadas como "falsas", "parcialmente falsas", "enganosas" ou "sem evidência" por verificadores profissionais.

Comércio pela internet dispara e movimenta 12% das vendas no Brasil

Segundo pesquisa da Camara-e.net e da Compre & Confie, vendas em junho foram 110% superiores há um ano. Alta no semestre beira os 60%. 

Abranet: faixa de 6GHz não licenciada vai aumentar a competição

Presidente da entidade, Eduardo Neger, lembra que a concessão de espectro para as empresas de Internet ficou 'congelada' e é o momento de ajuste de rumo. "Não nos interessa o peixe de cada tecnologia, mas sabemos defender o cardume, que é o consumidor", acrescentou, ao participar do eForum Wi-Fi 6.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G