INOVAÇÃO

Banco do Brasil cria blockchain privado para a Petrobras

Por Fábio Barros ... 17/06/2019 ... Convergência Digital

Depois de um tempo de amadurecimento, o blockchain começa a ter aplicações práticas no mercado financeiro, apresentadas no CIAB Febraban 2019, evento realizado de 11 a 13 de junho, em São Paulo. O Banco do Brasil foi uma das instituições a mostrar projetos com o uso da tecnologia que já estão disponíveis para os clientes finais.

O gerente de Soluções da Diretoria de Tecnologia do Banco do Brasil Bruno Barbosa Schmidt lembrou que o banco pesquisa as possibilidades do blockchain desde 2015. Ele lembrou que, por conta da alta expectativa gerada e dos poucos resultados práticos mostrados até aqui, a tecnologia foi hipervalorizada no passado e, hoje, é desqualificada por alguns.

“Há muita expectativa sobre o que pode ser gerado e poucos desenvolvimentos, mas realizamos provas de conceito e aprendemos muito com esses experimentos”, disse. Um dos exemplos é o SFD (Sistema Financeiro Digital), que permite a liquidação bruta em tempo real. Na prática, isso significa que transferências bancárias podem ser feitas em segundos, via celular, utilizando apenas a lista de contatos do cliente, sem a necessidade de número de agência ou conta.

O BB também está desenvolvendo a possibilidade da realização de pagamentos interbancários com QR Code, o que deve simplificar a experiência do usuário com a realização de pagamentos instantâneos, com o dinheiro se movendo rapidamente entre bancos.

Ainda no BB, há o SBP (Sistema Brasileiro de Poderes), utilizado para definir, junto aos clientes corporativos, quem pode movimentar o dinheiro da empresa. “Na Petrobras, por exemplo, esse processo levava oito dias úteis. Criamos uma rede de blockchain para eles e esse prazo caiu para três horas”, disse Schimidt, lembrando que  o uso da tecnologia blockchain traz valor para os clientes da instituição, permitindo transferências e pagamentos 24x7, automatizando a reduzindo o tempo de atendimento e ganhando eficiência operacional.


Cloud Computing
Gestores de riscos se sentem incapazes de lidar com o vazamento de dados

Pesquisa global mostra que os  principais obstáculos à implementação de advanced analytics:os silos de dados, falta de clareza quanto à regulamentação e desafios de integração com sistemas legados.

Oi Futuro e Sebrae lançam edital de aceleração para empreendedores

Startups terão acesso a espaço de coworking e poderão ganhar prêmios de até R$ 25 mil. Iniciativa terá seis meses de duração e reúne mentorias, consultorias e workshops.

boostLAB, do BTG Pactual, abre espaço para ERPs, big data e Edtechs

A quarta edição do programa superou a marca de 260 empresas inscritas. Para o Batch #5 serão selecionadas de cinco a dez startups para seguirem no programa durante cinco meses. Inscrições abrem nesta quinta-feira, 05/12.

STJ valida sistema 'mailbox' e confirma patente por 20 anos

​A Terceira Turma do STJ, por unanimidade, estabeleceu em 20 anos o prazo de vigência de patente concedida pelo sistema mailbox, contado a partir da data do depósito do pedido pelo interessado.

Carros autônomos se multiplicam, mas estão longe do mercado de consumo

Segundo a consultoria Gartner, veículos equipados para direção autônoma mais que dobram a cada ano, mas só o custo dos sensores já os deixa restritos à pesquisa. 

Brasileiros já incluem dispositivos IoT em lista de desejos

Pesquisa da Avast lista smartwach, caixa de som inteligente, lâmpada e termostato conectados como principais itens de consumo do momento. 



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G