Home - Convergência Digital

Brasil leva seis alunos de TICs para a semifinal mundial do Huawei ICT Competicion

Convergência Digital - Carreira
Ana Paula Lobo - 01/04/2019


Pela primeira vez participando da competição Huawei ICT, que está na sua quarta edição e reúne mais de 100 mil estudantes do mundo, o Brasil terá seis alunos de TICs na semifinal da disputa, que acontece no México. Se passarem dessa etapa, em maio, os brasileiros vão para a China, disputar a grande final. A edição 2017/2018 reuniu mais de 80 mil estudantes de 30 países.

Para o responsável pela participação brasileira na ICT Competition, Merivaldo Santos, o maior desafio nacional foi mostrar que a Huawei não era apenas uma empresa fornecedora de infraestrutura para operadoras de telecomunicações. Exatamente por isso, houve a escolha de duas tracks para a seleção dos alunos: cloud e redes.

"Cloud e redes são as estruturas que formam TICs. São as tracks que dão infraestrutura e serviços para os consumidores", observa Merivaldo Silva, em entrevista ao Convergência Digital. Aos jovens, o especialista diz que o momento é o de se preocupar com certificações capazes de diferencia-los no mercado. A Huawei, por exemplo, amadureceu o seu processo e criou os programas HAINA (Huawei Authorized Information & Network Academy) e HANA (Huawei Authorized Network Academy).

No processo brasileiro, 1000 estudantes se inscreveram para a competição. Desses foram selecionados 50 para um teste inicial, 20 foram para a fase de seleção final para chegar ao time de seis alunos que vão para o México. Segundo Merivaldo Santos, há um equilíbrio entre redes e cloud nos alunos selecionados. "O jovem tem de escolher o que gosta de trabalhar, principalmente, aquele que está em TICs. Depois ele parte para a especialização", observa Santos. Assistam a entrevista com Merivaldo Silva.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

13/06/2019
Banco Itaú monta estratégia para reter os melhores profissionais

13/06/2019
Senai faz acordo com AWS para ensinar tecnologia a 2,5 milhões de alunos

10/06/2019
Plataforma gratuita CODE-IoT da Samsung qualifica mais de 50 mil pessoas no Brasil

07/06/2019
Brasil não vai barrar Huawei, diz vice-presidente Hamilton Mourão

06/06/2019
Google Brasil endossa que Huawei não respeita política de privacidade

06/06/2019
Bloqueada nos EUA, Huawei anuncia acordo com a Rússia para 5G

06/06/2019
Ao Procon, Google diz que Huawei só atualiza Android até 19 de agosto. Fabricante assegura serviços

31/05/2019
Dell perde receita e reclama da pressão de Trump sobre empresas chinesas

30/05/2019
Procon notifica Google e teles sobre bloqueio à Huawei. Fabricante nega qualquer restrição no Brasil

29/05/2019
EUA x Huawei: chinesa vai à justiça, mas pressão do governo não cede

Veja mais artigos
Veja mais artigos

O futuro do trabalho colocado à prova

Por Luiz Camargo*

Novas profissões exigem também novas habilidades para acompanhar a revolução digital. Os novos empregos certamente irão demandar habilidades analíticas, matemáticas e digitais, com um toque de neurociência.

Destaques
Destaques

Falta de mão de obra qualificada espanta investidores no Brasil

Mais de 50% dos jovens brasileiros podem ficar fora do mercado de trabalho por falta de qualificação e de habilidades digitais. A advertência foi feita por especialistas que debateram sobre educação e capacitação digital no Painel Telebrasil 2019.

Assespro é contra a regulamentação da profissão de TICs

Entidade das empresas de TI se posiciona contrária ao PLS 317/17. que passa a exigir diploma de profissões como Analista de Sistemas, desenvolvedor, engenheiro de sistemas, analistas de redes, administrador de banco de ados, suporte e profissões correlatas.

Mais de meio milhão de brasileiros trabalham com TICs

Raio-X do mercado de trabalho nos últimos 10 anos, feito pela Softex, mostra que o salário médio de R$ 6 mil.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site