Home - Convergência Digital

TIM: Sem antena e capacitação de mão de obra, agricultura 4.0 não sai do papel

Ana Paula Lobo e Pedro Costa, do Rio de Janeiro - 23/09/2019

O planejamento da TIM Brasil para a rede NB-IoT, exclusiva para a conexão das coisas, é ousado e terá novidades para o começo do próximo ano, antecipa o head de produtos corporativos & IoT na TIM Brasil, Alexandre Dal Forno. Segundo ele, toda a estratégia está baseada em habilitar parceiros e empresas que queiram se conectar à rede da TIM. "A rede NB-IoT permite uma cobertura muito melhor no campo e também na cidade", relata o executivo, em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital.

Sobre a agricultura 4.0, Dal Forno diz que a conectividade é a grande habilitadora, mas a capacitação da mão de obra é crucial também. "Se tivesse mais antenas, a conectividade seria melhor, mas tem uma questão também do custo. A TIM criou um modelo de negócios e está ampliando a sua atuação no campo", ressaslta.

A capacitação da mão de obra do campo é um ponto crítico e não pode ser esquecido, adiciona o executivo da TIM Brasil. "Há ainda muita gente precisando de alfabetização no campo. E terá de passar por uma digitalização. Hoje muitos mal fazem um apontamento em uma planilha e terão de usar tablets. É uma mudança cultural significativa". Assistam a entrevista com Alexandre Dal Forno, da TIM Brasil.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

12/08/2020
Lei de inovação de Florianópolis bancou case brasileiro de rastreamento da Covid-19

11/08/2020
TV Digital: Sobra de R$ 1,4 bilhão fica para Minicom construir rede na Amazônia

31/07/2020
Huawei defende reserva de 500 MHz da faixa de 6GHz para as teles

31/07/2020
Qualcomm defende faixa de 6GHz para não licenciados atenta ao 5G

30/07/2020
Anatel define se faixa de 6GHz será 100% não licenciada ou terá 500 MHz para as teles

17/07/2020
4G LTE faz Neoenergia avaliar 5G para missão crítica no Brasil

27/03/2020
Laura, a IA nacional que já salvou 12 mil vidas, entra no combate ao Coronavírus

27/03/2020
Claro, Oi, TIM e Vivo se unem e lançam campanha #FiqueBemFiqueEmCasa

19/02/2020
Defesa Cibernética: 5G do Brasil deve resistir a riscos de qualquer empresa ou nação

12/02/2020
Autor da nova Lei das teles lidera entidade para brigar por banda larga

Destaques
Destaques

Claro: Sem antenas, São Paulo fica fora do 5G

CEO da Claro, Paulo Cesar Teixeira, criticou a miopia de executivos que ainda insistem em colocar restrições à implantação de antenas, como acontece na cidade de São Paulo. "5G é a grande plataforma para permitir um salto econômico mais vigoroso", advertiu.

Covid-19 não é desculpa e Brasil perde dinheiro e status ao atrasar o 5G

O mundo não vai esperar o Brasil resolver seus problemas e o 5G está acontecendo, advertiu o consultor sênior da Omdia, Ari Lopes. Governo terá de decidir se busca investimentos de longo prazo ou de curto prazo. Omdia prevê um impacto de US$ 1,1 trilhão no Brasil de 2021 a 2025.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

Internet 5G traz disrupção para Telecomunicações até no modelo de negócio

Por Eduardo Grizendi*

Na RNP, estabelecemos um objetivo estratégico ambicioso – o de prover uma ciberinfraestrutura, segura, de alto desempenho e disponibilidade e, ao mesmo tempo, ubíqua, onipresente, em qualquer lugar e a qualquer hora, para nossas comunidades de educação, pesquisa e inovação.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site