INOVAÇÃO

Petrópolis terá sensores IoT para prevenção de enchentes

Ana Paula Lobo e Pedro Costa, do Rio de Janeiro ... 27/09/2019 ... Convergência Digital

No começo de 2020, Petrópolis, no Rio de Janeiro, terá um projeto de Internet das Coisas, em parceria com o BNDES e com a distribuidora de energia, ENEL, para prevenção às enchentes no município, que sofre com os deslizamentos de terra por conta da sua geografia, conta o secretário de Desenvolvimento da cidade, Marcelo Fiorini.

Em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital, durante o Rio Info 2019, realizado nos dias 16 e 17 de setembro, Marcelo Fiorini, foi taxativo ao afirmar que para localidades como Petrópolis, que é um patrimônio histórico e não pode fazer grandes obras estruturais, a tecnologia é o meio para melhorar os serviços e mitigar os riscos. "Tecnologia é investimento. Ela traz resultado. Custo é o que não se vê resultado", pontua.

Com relação aos projetos para tornar a cidade imperial em uma cidade inteligente, Marcelo Fiorini é taxativo: Política pública é de Estado e não pode ser usada para projeto político. A descontinuidade por conta das trocas de governo é ruim para o cidadão, uma vez, que nada acaba funcionando plenamente", diz. Assistam a entrevista com Marcelo Fiorini, secretário de Desenvolvimento Econômico de Petrópolis.


Cloud Computing
Mercado global de nuvem vai crescer 55% até 2022

Em 2020, nuvem pública mantém trajetória e deve crescer 17%, acima dos 15,8% de 2019. “Construir, implementar e amadurecer estratégias de nuvem continuará entre as principais prioridades nos próximos anos.”

Brasil monta centro para dados, IoT e industria 4.0 com Fórum Econômico Mundial

Sede será instalada no Instituto de Pesquisa Tecnológica de São Paulo e deverá entrar em operação no primeiro semestre de 2020.

Economistas lançam livro sobre Inovação associada à economia do compartilhamento

Paulo Bastos Tigre e Alessandro Maia Pinheiro analisam o impacto dos novos negócios, sob a ótica da academia, na economia digital.

ANAC faz consulta pública sobre futuro dos drones

Órgão regulador da aviação civil quer ouvir a opinião da sociedade sobre como conduzir a operação das aeronaves não tripuladas no País. Consulta irá até o dia 05 de fevereiro de 2020.

Iluminação inteligente é uma das apostas da NEC com Internet das Coisas

O gerente de soluções da engenharia da NEC do Brasil, Eduardo Ribeiro, diz que a fornecedora- que atua como orquestradora de soluções- criou uma plataforma multisegmento, baseada em inteligência artificial, para acelerar a adesão dos serviços inteligentes nos municípios brasileiros.

Desconexão entre Academia, governo e empresas trava inovação no Brasil

Em Israel, afirma o co-fundador e CEO da IBI-Tech, Daniel Skaba, a sinergia do ecossistema de Inovação foi crucial para impulsionar os negócios.
 



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G