INTERNET

Europa abre investigação sobre Amazon por duplo papel em vendas online

Convergência Digital ... 17/07/2019 ... Convergência Digital

A Comissão Europeia abriu uma investigação contra a varejista online Amazon para determinar se a companhia usou informações pessoais confidenciais de vendedores independentes, quebrando as regras do bloco na área da concorrência.

“A Comissão Europeia abriu uma investigação formal para avaliar se o uso de dados confidenciais pela Amazon de vendedores independentes que vendem na sua plataforma viola as regras de concorrência da UE”, informou a CE em comunicado.

A suspeita é de que ao ter acesso a essa informação, a Amazon tenha sido beneficiada em comparação com outras plataformas de comércio eletrônico. 

“Os consumidores europeus compram cada vez mais pela internet. O comércio eletrônico impulsionou a concorrência e trouxe mais opções e melhores preços. Temos de garantir que as grandes plataformas online não eliminam esses benefícios. Portanto, decidi analisar de perto as práticas comerciais da Amazon e o seu duplo papel como vendedora e mediadora de 'marketplace'”, afirmou a comissária europeia da concorrência, Margrethe Vestager. 

A comissão pretende analisar os protocolos padrão existentes sobre o uso de dados pessoais de utilizadores no 'marketplace' da Amazon, verificando se isso afeta ou não a concorrência com outras plataformas. Em comunicado, a CE ressalta que não existe um prazo legal para esta investigação, já que a duração "depende de um elevado número de fatores", incluindo a complexidade do caso e a cooperação das empresas envolvidas.


Revista Abranet 31 . maio-julho 2020
Veja a Revista Abranet nº 31
A pandemia da Covid-19 fez a rotina mudar num piscar de olhos. E coube à internet mostrar a sua força. O aumento significativo do tráfego de dados por conta do teletrabalho e do isolamento social foi uma realidade assustadora. Veja a revista completa.
Clique aqui para ver outras edições

Em acordo com TSE, WhatsApp cria chatbot e canal de denúncias para Fake News

Robô vai responder questões relacionadas ao processo eleitoral e ainda esclarecer temas alvo de desinformação. 

Instagram passa Facebook Messenger e está em 81% dos celulares no Brasil

WhatsApp continua como o aplicativo mais popular no país, instalado em 99% dos dispositivos móveis. Telegram cresce e está em 35%. 

LGPD: Anatel cria página para explicar quais dados são coletados de usuários de telecom

Segundo agência, dados podem ser compartilhados com as operadoras quando houver reclamação junto ao regulador, com órgãos públicos ou em ações de órgãos de controle ou juidiciais, para realização de estudos, etc. 

Sebrae e Magazine Luiza planejam treinar 100 mil PMEs para vendas online

Programa oferece cursos de transformação digital e já capacitou 1,5 mil pequenas e médias empresas. Iniciativa abre frente para participação em marketplaces.

Facebook lança ferramenta para remoção de imagens com direito autoral

Sistema, que já funciona para músicas e vídeos, vale também para postagens no Instagram. 



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G