Home - Convergência Digital

STF desobriga empresas de TI de São Paulo do desconto da contribuição sindical

Convergência Digital - Carreira
Luís Osvaldo Grossmann - 30/09/2019

O Supremo Tribunal Federal deu ganho à um pleito da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação -Brasscom e estendeu para as associadas da entidade o direito de não procederem o desconto da contribuição sindical dos trabalhadores na folha de pagamento. Na decisão, o ministro Ricardo Lewandowsky reconheceu entendimento anterior dele mesmo sobre a matéria e atendeu a associação de empresas de TI. 

“Bem examinados os autos, verifico que o pedido liminar desta reclamação já foi integralmente decidido nos autos da Rcl 36.933/SP, de minha relatoria, na qual deferi o pleito cautelar para suspender os efeitos das cláusulas 59, 60 e 82 homologadas pela sentença normativa reclamada, proferida nos autos do Dissídio Coletivo 1000550-35.2019.5.02.0000, em trâmite no TRT2”, discorreu o ministro do STF.  

A Reclamação da Brasscom foi movida contra um Acórdão do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo, que decidiu serem válidas as cláusulas que autorizam o desconto em folha quando votadas em assembleia dos trabalhadores. A queixa se baseia em que a reforma trabalhista passou a exigir autorização individual e expressa de cada empregado para que seja procedido o desconto em folha. 

A entidade tem uma outra ação, esta de âmbito nacional, que pede para que o Judiciário unifique o entendimento dessa mesma questão do desconto em folha em âmbito nacional. Mas no caso da Reclamação que teve decisão favorável, ela questiona especificamente o Acórdão do TRT2 e, portanto, tem validade circunscrita ao estado de São Paulo. 

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

11/02/2020
Requisição de dados no exterior precisa de 'ajuste fino',diz ministro do STF

10/02/2020
Assespro: Os fins não justificam os meios para acesso a dados no exterior

10/02/2020
Para Moro, tribunais não devem abrir mão da jurisdição sobre dados no exterior

07/02/2020
Setor vai ao STF discutir acesso a dados armazenados no exterior

04/02/2020
STF oferece cursos online para qualquer interessado

30/01/2020
STF marca audiência sobre Marco Civil para decidir ações de Facebook e Google

29/01/2020
STF definirá sobre acesso a dados armazenados no exterior

20/12/2019
Supremo remarca audiência pública sobre remoção de conteúdo na internet

18/12/2019
Contrato bilionário de serviços na nuvem do TJSP com Microsoft volta à mesa com decisão do STF

11/12/2019
STF adia audiência pública em ação do Facebook e Assespro sobre acordo com EUA

Veja mais artigos
Veja mais artigos

A urgência de cultivar talentos para TIC no Brasil e no mundo

Por Breno Santos*

A transformação digital ainda é um desafio para muitas empresas no Brasil e a aplicação estratégica das novas soluções deve acontecer por meio de equipamentos e mão de obra qualificada.

Destaques
Destaques

Faltam profissionais para cuidar dos ataques cibernéticos no Brasil

Ao publicar a Estratégia Nacional de Segurança da Informação, a e-ciber, o governo admite que o País possui poucos profissionais especializados em segurança cibernética; que há uma baixa conscientização dos usuários com relação ao tema e que é preciso urgente criar um programa nacional destinado à formação técnica nos órgãos do governo e nas empresas privadas.

TI e Internet lideram 13 dos 15 cargos profissionais em alta no Brasil

Levantamento feito pelo Linkedin mostra que gestor de redes sociais, engenheiro de cibersegurança, cientistas de dados e desenvolvedores seguem tendo alta demanda no mercado.

Déficit de mão de obra na América Latina será de 570 mil profissionais em 2020

Empresas da região vão investir nas tecnologias da terceira plataforma - cloud, analytics, Inteligência Artificial - e vão requisitar cada vez mais especialistas em programação e desenvolvimento, projeta estudo da IDC América Latina.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site