SEGURANÇA

Especialistas detectam mais de 150 milhões de ataques a dispositivos IoT

Convergência Digital ... 03/06/2019 ... Convergência Digital

Dispositivos de Internet das coisas foram alvos de mais de 150 milhões de tentativas de ataques em 15 meses, segundo aponta o estudo Detection of Threats to IoT Devices using Scalable VPN-forwarded Honeypots, elaborado em parceria entre o pesquisador de ameaças da Cyxtera, Martin Ochoa, e a Universidade de Tecnologia e Design de Singapura.

Entre as principais conclusões do estudo estão as mais de 150 milhões de tentativas de conexão para 4.642 endereços IP distintos, sendo que 64% parecem ter origem na China, enquanto 14% dos Estados Unidos. Em seguida aparecem Reino Unido (9%), Israel (8%) e Eslováquia (6%). Mas a ressalva é de que é difícil confirmar definitivamente a origem do tráfego, pois é possível redirecioná-lo.

Além disso, o levantamento apontou que todos os dispositivos IoT registraram tentativas de login imediatamente após aparecerem online. O número de tentativas cresceu constantemente ao longo do tempo. E poucos dias após o lançamento de novas campanhas de malware - como Mirai, Satori e Hakai -, elas já estavam atacando dispositivos IoT do Honeypots. Em muitos casos, o aumento na atividade foi identificado nos dias e semanas anteriores de o malware ser publicamente conhecido. 

Outro dado é que 54% das conexões recebidas pelo honeypot foram via Telnet, enquanto as portas HTTP receberam quase todas as conexões restantes. As câmeras IP receberam a maioria das conexões no honeypot, sugerindo um maior interesse do invasor nesses dispositivos IoT em comparação com outros, como impressoras e switches inteligentes. Vários ataques recentes em grande escala em dispositivos IoT têm como alvo câmeras IP.

Entre as conclusões, os dispositivos IoT são um alvo atraente para os invasores porque a segurança deles é tardiamente considerada, além de ser mais difícil de mantê-los atualizados, isso se patches estiverem disponíveis.





NEC - Conteúdo Patrocinado - Convergência Digital
Multibiometria: saiba como ela pode cuidar da sua segurança digital

Plataforma Super Resolution, que integra espaços físicos e digitais, será apresentada pela primeira vez no Brasil no Futurecom 2018. Um dos usuários da solução é o OCBC Bank, de Cingapura. A plataforma permite o reconhecimento instantâneo das pessoas à medida que se aproximem da agência.

Reconhecimento facial protagoniza segurança na Copa América

Evento que é considerado o maior do futebol na América Latina terá um mega esquema de segurança e as atividades controladas a partir do Centro Integrado de Comando e Controle Nacional, em Brasília.

Fraude na Internet: Um em cada cinco brasileiros já foi vítima de roubo de identidade

Pesquisa, produzida pela PSafe, projeta que 24,2 milhões de brasileiros foram potenciais vítimas de fraudes online em todo país. O telefone é o dado mais usado de forma fraudulenta, seeguido de credenciais de redes sociais.

Segurança cibernética é tecnológica, é política e é estratégica para um País

Segurança cibernética permeia todas as ações de proteção de uma empresa ou País, advertiu o diretor de relações governamentais e regulatórios da Huawei Brasil, Carlos Lauria.

Vulnerabilidade BlueKeep, no Windows, é tão perigosa quanto foi o Wanna Cry

rA recomendação urgente é a atualização dos sistemas operacionais Windows, em especial, os mais antigos como o Windows 2003, Windows Server 2008 e 2008 R2.
 



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G