Home - Convergência Digital

Empresa desenvolve algoritmo que seleciona candidatos a emprego

Convergência Digital - Carreira
Convergência Digital - 20/05/2019

Um algoritmo desenvolvido no Brasil pela startup Rocketmat promete um novo modelo de Inteligência Artificial na seleção de candidatos a emprego. Entre as inovações, o sistema não depende de combinações entre as centenas de currículos enviados e as exigências para a vaga, que são muitas vezes subjetivas.
 
 O algoritmo, chamado Matthew, foi criado para compreender a dinâmica da organização, vasculhando o banco de dados da empresa atrás das características comuns de todos os colaboradores com elevado grau de performance, atuais ou que já passaram pela empresa que busca novos profissionais. O algoritmo elenca em questão de segundos as competências necessárias para o cargo, juntando traços de comportamento, capacidades técnicas e habilidades cognitivas dentro do grupo de indivíduos se destaca naquela função.

A partir das características começa a segunda etapa do processo, comparando as habilidades detectadas pela Inteligência Artificial às informações descritas por candidatos e candidatas na pilha de currículos que chegaram ao RH. Nenhum dos currículos é descartado sumariamente por algum filtro subjetivo.
 
Além de evitar o desperdício de talentos, o algoritmo está programado para chegar a um ponto de equilíbrio entre as boas e más qualidades do grupo de funcionários com alta performance, dentro da premissa de que somos todos humanos, sujeitos a erros e em constante evolução. Ele está programado para não considerar filtros que possam gerar critério discriminatório, como idade, gênero, etnia, instituição de ensino, local da moradia.
 

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

18/07/2019
Duas em cada três empresas querem Inteligência Artificial para evitar ataques hackers

15/07/2019
Empresa do setor imobiliário abre 100 vagas para Tecnologia em São Paulo

15/07/2019
Oi lança Joice, robô para atendimento aos clientes

08/07/2019
Fintech de contabilidade abre 100 vagas

01/07/2019
Inteligência Artificial é incapaz de tomar decisões imparciais

28/06/2019
Algar Tech investe R$ 800 mil e adota IA na gestão de infraestrutura de TICs

27/06/2019
Mato Grosso 'educa' robô para acelerar atendimento ao cidadão

07/06/2019
Vai à sanção lei que cria Carteira de Trabalho eletrônica

06/06/2019
Empresas de TI de Santa Catarina estão com mais de 700 vagas

05/06/2019
Grupo DB1 abre 80 vagas para home office

Veja mais artigos
Veja mais artigos

O futuro do trabalho colocado à prova

Por Luiz Camargo*

Novas profissões exigem também novas habilidades para acompanhar a revolução digital. Os novos empregos certamente irão demandar habilidades analíticas, matemáticas e digitais, com um toque de neurociência.

Destaques
Destaques

Detox digital:"Empresas precisam descer do salto e entender as pessoas", diz executivo da BRQ

O chefe de Pensamento Exponencial da BRQ Digital Solutions, René de Paula Jr., defende que as pessoas precisam ficar offline. “As pessoas precisam sair das telinhas e viver."

Agile reescreve a carreira do desenvolvedor de software

Ao mudar a entrega dos serviços – quebrando a prática dos longos projetos –, a metodologia também exige novos profissionais.

Banco Itaú monta estratégia para reter os melhores profissionais

O uso da metodologia Agile transformou o processo de negócios, e o desafio é conquistar e fidelizar os melhores especialistas, pontua o superintendente de Governança de Arquitetura, Processos e Práticas de TI do Itaú, Cecílio Cosac Fraguas.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site