Home - Convergência Digital

Plataforma gratuita CODE-IoT da Samsung qualifica mais de 50 mil pessoas no Brasil

Convergência Digital - Carreira
Da redação - 10/06/2019

Quase 50 mil pessoas interessadas em tecnologia estão interagindo com a plataforma CODE-IoT, desenvolvida pela Samsung, em parceria com o LSI-TEC (Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico), da USP. Voltada para ensino fundamental e médio e para o leigo, a CODE-IoT, conta a gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil, Isabel Costa, despertou também a atenção dos alunos de graduação universitária. "Tanto é assim que estamos preparando módulos para esse tipo de profissional, que tem uma outra expectativa de um curso online", revela.

As aulas na plataforma CODE-IoT são divididas em três etapas, com seis cursos de duração de 6 semanas (em português, espanhol e inglês). Entre os temas abordados estão introdução à Internet das Coisas; Aprendendo a Programar; Eletrônica: Conceitos e Componentes Básicos; Programação Física; Aplicativos para Dispositivos Móveis; e Objetos Inteligentes Conectados.

Quem também ganhou atenção especial foram os professores. Mas para eles, as aulas são presenciais, realizadas em um sábado. "É claro que eles podem e devem interagir com a plataforma online, mas precisam ter uma preparação especial. Deu tão certo, que no dia 14 de junho, vamos para Manaus preparar 400 professores", conta Isabel Costa.

Para ela, o ensino de programação precisa ser obrigatório nas escolas, não apenas porque TICs têm oportunidades de emprego não preenchidas, mas porque prepara o aluno para o pensamento lógico, necessário em tantas outras funções do mercado. O CODE-ioT é uma iniciativa da Samsung Brasil, a partir de modelos da matriz, mas já está sendo replicado em outros países. "Pensamos em IoT porque há um campo imenso de oportunidades". Assistam a entrevista com Isabel Costa, gerente de cidadania corporativa da Samsung Brasil.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

08/10/2019
Cobol, C e Assembler: Linguagens de programação mais vivas do que nunca

07/10/2019
Plataforma online oferece curso de inglês gratuito para TI

03/10/2019
Gamificação certifica colaboradores de empresa de cloud

02/10/2019
Relator adia votação do Sistema S das TICs para buscar acordo

02/10/2019
Embraer abre vagas de estágio em IA, machine learning e desenvolvimento

30/09/2019
TICs vão ter de qualificar pelo menos 300 mil profissionais no nível técnico até 2023

27/09/2019
Para capacitar 3 milhões de pessoas, Movimento Brasil Digital lança plataforma com cursos grauitos de TI

26/09/2019
Sistema S das TICs ganha mais um parecer favorável na CCT da Câmara

25/09/2019
Empresas admitem investir muito pouco em alfabetização em dados

24/09/2019
Boa parte dos jovens profissionais de TI está deixando o Brasil

Veja mais artigos
Veja mais artigos

A urgência de cultivar talentos para TIC no Brasil e no mundo

Por Breno Santos*

A transformação digital ainda é um desafio para muitas empresas no Brasil e a aplicação estratégica das novas soluções deve acontecer por meio de equipamentos e mão de obra qualificada.

Destaques
Destaques

Informação sigilosa pelo WhatsApp caracteriza justa causa para demissão

Mesmo com estabilidade provisória como cipeiros, Tribunal Superior do Trabalho deu validade à dispensa de três empregados que divulgaram nomes de futuros demitidos pelo app de mensagens. 

RH prioriza currículo e falha ao contratar profissionais de TI

Há uma distância grande do discurso adotado pelo RH com relação à tecnologia em relação à prática no dia a dia e a conversa entre a TI e o RH fica muito distante e gera ruído, observa a diretora da edtech Fábrica de Cursos, Sylvia Meirelles.

Automação e IA exigem que Brasil reeduque sete milhões em três anos

Estudo da IBM indica que o impacto das novas tecnologias no mercado de trabalho demanda qualificação imediata de 120 milhões nas maiores economias do mundo, mas o tempo de capacitaçao aumentou 10 vezes desde 2014. 

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site