Home - Convergência Digital

5G avança sobre espectro não licenciado

Convergência Digital* - 10/09/2020

A quinta geração de comunicações celulares sem fio, a "5G", mantém sua trajetória com mais de 105 redes 5G já em operação no mundo inteiro, conforme relatório divulgado pela 5G Americas. O estudo informa que a 3GPP concluiu as espeficações do release 15 e do relese 16, o que possibilita o uso do 5G muito além da telefonia celular.

Tambem reporta que O desenvolvimento do Release 17 começou para definir suporte para dispositivos de baixa complexidade, operação em 52,6 a 71 GHz, satélites, múltiplos SIMs e transmissão e multicast NR. "A evolução 5G chegou, com a emergência de novos casos de uso nos setores corporativo e de consumo aproveitando da maior velocidade de transmissão de dados, menor latência e capacidade de administrar um número imenso de dispositivos conectados. É uma época muito interessante para o setor com muitas oportunidades de inovação", afirma o presidente da 5G Americas, Chris Pearson.

O levantamento aponta ainda que:

As operadoras estão migrando para arquiteturas independentes com o objetivo de reduzir a latência de suas redes, ampliar a cobertura, abordar a IoT industrial e simplificar suas operações;

Formação de feixes e MIMO massivo agora possibilitam o aproveitamento do espectro acima de 6 GHz e melhoram o desempenho em bandas mais baixas.

A adoção da Internet das Coisas (IoT) está crescendo rapidamente, com a previsão de dezenas de bilhões de novos dispositivos conectados durante a próxima década.

O setor já está implementando versões da LTE com capacidade de operar no espectro não licenciado, e especificações já existem para a operação 5G na mesma faixa.

A Edge Computing e inteligência artificial estão criando novas arquiteturas de rede que oferecem latência ultra baixa, reduzem o custo operacional das redes e suportam novos tipos de aplicativos.

Para mais detalhes do levantamento, acesse: https://www.5gamericas.org/global-5g-rise-of-a-transformational-technology/

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

28/10/2020
Aplicações são prioridade no laboratório 5G da NEC no Brasil

27/10/2020
Claro: 5G DSS não é marketing. É real e faz muito sentido no Brasil

26/10/2020
Americanet inicia testes de rede 5G em Pindamonhangaba (SP)

26/10/2020
Governo da Itália usa poder de veto e manda empresa cancelar acordo com Huawei

20/10/2020
EUA pressionam Brasil a banir Huawei em troca de financiamento para 5G

19/10/2020
NASA leva 4G e projeta 5G na Lua

15/10/2020
5G: Teles insistem em filtro nas parabólicas e rejeitam migração da TV

14/10/2020
Curso online gratuito da Huawei sobre 5G é agendado para 15 de outubro

14/10/2020
Sem antenas, Belo Horizonte pode ficar sem 5G

09/10/2020
TIM e TIP, liderado pelo Facebook, criam ambientes de testes OpenRAN na Inatel

Destaques
Destaques

Conexão no campo pode render até R$ 50 bilhões em dois anos

Estudo do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) revela que, hoje, faltam quase 15 mil antenas e torres para ofertar o serviço necessário para a digitalização do agronegócio. Os números foram revelados no Painel Telebrasil 2020.

Vitor Menezes, Minicom: Vamos brigar por um leilão 5G não arrecadatório

O Ministério das Comunicações sinalizou às operadoras que trabalha para convencer os colegas de Esplanada a concentrar os valores envolvidos no leilão do 5G em compromissos de cobertura, minimizando o preço a ser pago ao Estado, afirmou o secretário de Telecomunicações, Vitor Menezes, ao participar do Painel Telebrasil 2020.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

Internet 5G traz disrupção para Telecomunicações até no modelo de negócio

Por Eduardo Grizendi*

Na RNP, estabelecemos um objetivo estratégico ambicioso – o de prover uma ciberinfraestrutura, segura, de alto desempenho e disponibilidade e, ao mesmo tempo, ubíqua, onipresente, em qualquer lugar e a qualquer hora, para nossas comunidades de educação, pesquisa e inovação.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site