INOVAÇÃO

IA não decide. Quem toma a decisão final é o homem

Ana Paula Lobo e Pedro Costa, de Curitiba, PR ... 02/09/2019 ... Convergência Digital

Ao participar do My Inova Summit 2019, realizado nos dias 21 e 22 de agosto, em Curitiba, com a organização da Assespro Paraná e da Federação Assespro, o especialista da IBM Brasil, Heverton Fischer, disse que a inteligência artificial não gera desemprego. Segundo ele, a falta de trabalho acontece pela ausência de competitividade das companhias.

Ainda de acordo com Fischer, em entrevista à CDTV, do Portal Convergência Digital, o momento é o de ensinar as pessoas para as novas profissões que estão surgindo por conta da inteligência artificial. O especialista admite que o viés é uma preocupação, mas disse que já há sistemas cognitivos sendo criados para combater os vieses negativos. "Tenho convicção que o profissional será mais livre para pensar. A tomada decisão não será nunca da IA, mas sim, do homem", acrescentou. Assistam a entrevista com Hevertom Fischer.

Hevertom Fischer, da IBM, a inteligência artificial não gera desemprego, quem gera falta de emprego é a falta de competitividade, diz o especialista. O desafio de unir máquinas e homens é para dar mais competitividade para as empresas. As pessoas vão ter de ser ensinadas para as novas profissões que vão surgir. O viés da ética é uma grande preocupação na inteligência artificial, mas já há sistemas cognitivos sendo criados para identificar os vieses negativos. "O profissional será mais livre para pensar. A Inteligência Artificial não terá a palavra final. Essa sempre ficará com o homem", diz.


Cloud Computing
PegaSystems: Empatia faz a diferença na Inteligência Artificial

Em negociação com as operadoras de telecom no Brasil, a Pegasystems diz que não adianta ter IA, sem um sistema que permita a interação efetiva da máquina com o homem. "Não há IA sem o homem. O viés da empatia é absolutamente crucial", diz Rob Walker, vice-presidente da Pegasystems.

Brasil monta centro para dados, IoT e industria 4.0 com Fórum Econômico Mundial

Sede será instalada no Instituto de Pesquisa Tecnológica de São Paulo e deverá entrar em operação no primeiro semestre de 2020.

Economistas lançam livro sobre Inovação associada à economia do compartilhamento

Paulo Bastos Tigre e Alessandro Maia Pinheiro analisam o impacto dos novos negócios, sob a ótica da academia, na economia digital.

ANAC faz consulta pública sobre futuro dos drones

Órgão regulador da aviação civil quer ouvir a opinião da sociedade sobre como conduzir a operação das aeronaves não tripuladas no País. Consulta irá até o dia 05 de fevereiro de 2020.

Iluminação inteligente é uma das apostas da NEC com Internet das Coisas

O gerente de soluções da engenharia da NEC do Brasil, Eduardo Ribeiro, diz que a fornecedora- que atua como orquestradora de soluções- criou uma plataforma multisegmento, baseada em inteligência artificial, para acelerar a adesão dos serviços inteligentes nos municípios brasileiros.

Desconexão entre Academia, governo e empresas trava inovação no Brasil

Em Israel, afirma o co-fundador e CEO da IBI-Tech, Daniel Skaba, a sinergia do ecossistema de Inovação foi crucial para impulsionar os negócios.
 



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G