TELECOM

Oi avança com fibra óptica e abre frente contra ISPs

Roberta Prescott ... 04/06/2019 ... Convergência Digital

Como parte dos investimentos de R$ 7 bilhões anunciados para este ano, a Oi está expandindo sua rede fibra ótica até a casa do cliente. O serviço FTTH, atualmente, chega a 60 municípios brasileiros. Até dezembro de 2019 a meta é chegar a 3,6 milhões de casas passadas, contra 1,1 milhão de homes-passed no fim de 2018 e 1,7 milhão no fechamento do primeiro trimestre deste ano. O avanço da rede de fibra visa a recuperar espaço perdido para as pequenas prestadoras de internet (ISPs) em diversas cidades brasileira e aumentar o market share.  

“Temos uma vantagem competitiva que é ter 360 mil quilômetros de fibra ótica na rede de transporte backbone da Oi, o que faz com que estejamos muito próximo à casa do cliente. Agora estamos levando a internet até dentro da casa do cliente”, disse Bernardo Winik, diretor-comercial da Oi, durante coletiva de imprensa realizada em São Paulo, nesta terça-feira 4/6. Winik ressaltou que a larga rede de transporte é um diferencial da Oi em relação aos provedores de internet e que facilita a expansão da fibra até a casa do cliente. “Dependendo do município, a nossa rede está mais ou menos pronta com cabos primários e secundários. Recai mais na nossa capacidade de execução”, afirmou.

Em janeiro deste ano, a Oi somava 100 mil clientes em fibra e dobrou, chegando a 200 mil clientes, em maio último. “Quando entramos nas cidades com produto com velocidade e qualidade, há um aumento na base de clientes. por exemplo, em Colombo, no Paraná, a base cresceu 49,90%”, completou.

Com mais fibra ótica, além de ampliar a oferta da banda larga, a Oi buscar rentabilizar a expansão com a venda de serviços que usam a rede, como a plataforma digital de vídeo Oi Play e o Streaming Box, uma “caixa” que integra Oi Play, Netflix, YouTube, Google Assistant, entre outros aplicativos em um equipamento que conecta a TV convencional à internet. “Os clientes buscam conteúdo personalizado e a melhor experiência. Vemos que streaming e TV paga são complementares. SVOD vem crescendo e grande parte dos assinantes tem também serviços de TV por assinatura”, completa Winik. Assistam a entrevista com Bernado Winik, diretor comercial da Oi.


Revista do 62º Painel Telebrasil 2018
Veja a revista do 62º Painel Telebrasil 2018 Brasil Digital: O futuro é agora - é o tema da revista do Painel Telebrasil 2018.
Edição, com 104 páginas, consolida os debates realizados no evento, que reuniu a indústria de Telecomunicações.
Clique aqui para ver outras edições

Governo autoriza aumento de capital da Telebras de R$ 1,17 bilhão

Montante é reflexo dos aportes autorizados em 2015, 2016, 2017 e 2018, quando a estatal estava ainda em acerto financeiro do satélite geoestacionário de defesa e comunicações. 

Comissão aprova prazo de seis meses para instalação de bloqueador de celular em presídios

Relator do projeto retirou o dispositivo que condicionava as novas outorgas de telecomunicação à instalação, ao custeio e à manutenção dos bloqueadores pelas prestadoras.

Com Smart, Algar Telecom fica com 1.100 Km de rede própria em Pernambuco

Compra da Smart Telecomunicações foi concluída e empresa tem previsão de investir R4 78 milhões na região Nordeste nos próximos cinco anos.

Entidades rebatem Anatel e lançam carta contra o PLC 79/16, o projeto que muda telecom

Em contraponto à agência reguladora, entidades de defesa de consumidores e de direito à comunicação criticam o PLC 79/16, alegam que a proposta favorece a concentração e reduz o poder da União de exigir investimentos em banda larga. 




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G