INTERNET

Inflação da internet está acima do IPCA, indica pesquisa

Convergência Digital ... 04/07/2019 ... Convergência Digital

O Índice de Inflação na Internet (E-Flation), que mede a variação de produtos no comércio eletrônico, registrou queda de 1,39 ponto percentual em maio, registrando índice de -0,93%. Mas em que pese esse recuo no mês, os acumulados sugerem que os preços na internet estão acima da inflação oficial. 

O estudo, realizado pelo IBEVAR – Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo, indicou taxa de 7,54% no ‘e-flation’ acumulado de 12 meses, uma queda de 1,34p.p. em relação ao mês anterior e aumento de 9,72p.p. comparado ao mesmo período do ano passado.

Vale lembrar que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, IPCA, medido pelo IBGE, foi de 0,4% em maio – portanto superior ao e-flation. No entanto, para os demais períodos, a diferença é grande. O IPCA acumulado em 12 meses terminados em maio foi de 4,66% (contrea os 7,54%).  

Segundo o estudo da IBEVAR, as categorias que mais apresentaram baixa foram perfumes e cosméticos com -7,23% e eletroeletrônicos com -2,61%. Já os segmentos que marcaram aumento, mesmo com um índice geral de queda, foram cine e fotos (0,85%) e telefonia e celulares (0,71%).


Revista Abranet 31 . maio-julho 2020
Veja a Revista Abranet nº 31
A pandemia da Covid-19 fez a rotina mudar num piscar de olhos. E coube à internet mostrar a sua força. O aumento significativo do tráfego de dados por conta do teletrabalho e do isolamento social foi uma realidade assustadora. Veja a revista completa.
Clique aqui para ver outras edições

Em acordo com TSE, WhatsApp cria chatbot e canal de denúncias para Fake News

Robô vai responder questões relacionadas ao processo eleitoral e ainda esclarecer temas alvo de desinformação. 

Instagram passa Facebook Messenger e está em 81% dos celulares no Brasil

WhatsApp continua como o aplicativo mais popular no país, instalado em 99% dos dispositivos móveis. Telegram cresce e está em 35%. 

LGPD: Anatel cria página para explicar quais dados são coletados de usuários de telecom

Segundo agência, dados podem ser compartilhados com as operadoras quando houver reclamação junto ao regulador, com órgãos públicos ou em ações de órgãos de controle ou juidiciais, para realização de estudos, etc. 

Sebrae e Magazine Luiza planejam treinar 100 mil PMEs para vendas online

Programa oferece cursos de transformação digital e já capacitou 1,5 mil pequenas e médias empresas. Iniciativa abre frente para participação em marketplaces.

Facebook lança ferramenta para remoção de imagens com direito autoral

Sistema, que já funciona para músicas e vídeos, vale também para postagens no Instagram. 



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G