Convergência Digital - Home

Banestes investe na nuvem para vender serviços digitais em todo o Brasil

Convergência Digital
Por Carmen Nery e Pedro Costa - 18/06/2019

O Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) vem conduzindo uma transformação de seus sistemas de core bancário e, mais do que isso, está tornando a computação em nuvem uma ferramenta estratégica de crescimento.

Em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital, durante o CIAB Febraban 2019, realizado de 11 a 13 de junho, em São Paulo, o CIO da instituição, Silvio Henrique Grillo, disse que a intenção é atualizar o core para as novas tecnologias e prepará-lo para ir para a nuvem e atender clientes digitais em todo o País.

“Isso é um grande desafio porque há a questão tecnológica, mas também é preciso mudar a cultura das pessoas. As áreas de negócio do banco têm de estar preparadas para o desafio da transformação digital", ressaltou Grillo. Outra frente importante é a de canais digitais, área em que o Banestes tem investido muito, incluindo aplicativos, internet banking e mobile banking.

"No ano passado, aumentamos em 125% as transações pelo aplicativo. Mas também modernizamos as agências para que elas sejam um espaço mais receptivo de acolhimento dos clientes", enfatizou o CIO. Um dos maiores desafios de um banco público é manter-se atualizado diante da Lei de Licitações, que impõe restrições às contratações. Assistam à entrevista com o CIO do Banestes, Silvio Henrique Grillo.


Destaques
Destaques

Compartilhamento de dados fomenta o big data no governo federal

A TIC Governo Eletrônico 2019 mostra que ainda há muito por usar em análise de dados no governo. O MPF foi o maior utilizador dos dados para análise. O Executivo ficou com apenas 20%. Serviços na nuvem também ficam aquém do desejado.

Evite os mitos. Nuvem não é mágica nem resolve tudo

Mesmo com dados de crescimento constantes, conceitos errôneos atormentam a computação em nuvem e retardam, muitas vezes, a adoção da tecnologia. Os mitos,advertem o Gartner, são perigosos e enganosos.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Transformação digital exige eficiência no gerenciamento

Por Luiz Fernando Souza*

Prevenir é sempre melhor do que remediar. Essa é uma máxima que precisa ser aplicada à transformação digital, e vale quando falamos da gestão dos servidores. E as razões são simples: é menos sofrido, menos dolorido e mais barato manter uma rotina de trabalho focada na manutenção, preservando com inteligência dados e sistemas.

Jornada para a nuvem: evite as armadilhas e faça a coisa certa

Por Fábio Kuhl*

Até bem pouco tempo, a nuvem era inovação, hoje me arrisco a dizer que, em breve, uma commodity.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site