SEGURANÇA

Em maio, Brasil teve mais de 140 milhões de ameaças disseminadas por e-mail

Convergência Digital ... 22/07/2019 ... Convergência Digital

O relatório "Fast Facts", que analisa o panorama mundial das ameaças cibernéticas durante o mês de maio, feito pela Trend Micro, revela que o Brasil é o terceiro país no mundo com mais ameaças disseminadas por e-mail, com um total de mais de 140 milhões (142.606.339) de ameaças bloqueadas pela companhia.

O país que encabeça o ranking de ameaças por e-mail são os Estados Unidos, com mais de 900 milhões (913.135.758) de ameaças detectadas pela Trend Micro só no mês de maio. Na segunda colocação está a China, com mais de meio milhão de ameaças no período (508.273.249).

"O e-mail é uma das formas mais frequentes de ataque cibernético. Com o uso da engenharia social, fica relativamente fácil para os atacantes enganar os usuários, fazendo-os clicar em anexos ou links maliciosos" afirma Franzvitor Fiorim, Diretor Técnico da Trend Micro no Brasil. "É importante se certificar de que o remetente do e-mail é autêntico e clicar apenas em links e anexos que você tem certeza que são legítimos."

O relatório Trend Micro é divulgado pelo TrendLabs com atualizações mensais sobre o cenário de ameaças. Além dos sensores da SPN, os dados coletados também vieram de pesquisadores da Trend Micro, da equipe do Zero Day Initiative (ZDI), da equipe de Threat Hunting, da equipe de Serviço Móvel de Reputação de Aplicativos (MARS) e da Smart Home Network (SHN).


Administradora de shopping centers revela ataque cibernético

Ao mercado a Aliansce Sonae informou que a invasão aconteceu em maio e a companhia admite que, algumas informações possam ter sido acessadas, mas que elas não eram estratégicas.

PF caça quadrilha que teria vazado dados do presidente Bolsonaro e de mais de 200 mil servidores

Ação policial acontece nos Estados do Rio Grande do  Sul e Ceará. Organização teria invadido sistemas de universidades, prefeituras e câmaras de veradores.

Para Idec, ação comprova que Metrô de SP não garante segurança de reconhecimento facial

Segundo entidade, que move processo contra o Metrô, empresa falhou em não realizar estudo para implantar a tecnologia. 

Bancos querem prisão por até 18 anos para cibercriminosos

Instituições financeiras pedem a aprovação urgente do PL 2638, apresentado na Câmara, pelo deputado Marcelo Ramos, PR/AM, que impõe punição rigorosa às fraudes cibernéticas. "A impunidade é um incentivo", diz Adriano Volpini, do Itaú-Unibanco.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G