INOVAÇÃO

Governo prepara marco legal para fomento às startups

Luís Osvaldo Grossmann ... 09/04/2019 ... Convergência Digital

O Ministério da Economia pretende lançar ainda no mês de abril uma consulta pública com medidas para um marco legal voltado às startups. Segundo o secretário de indústria, comércio, serviços e inovação do ME, Caio Megale, o plano é chegar até o fim do primeiro semestre deste 2019 com medidas concretas para melhoria do ambiente de negócios, inclusive projetos de lei e ajustes infralegais.

“O texto está pronto. Mas como na agenda dos primeiros 100 dias de governo já tem muita coisa, vamos deixar passar um pouco, mas vamos soltar até o fim do mês. Será um marco legal para o empreendedor inovador”, afirmou o secretário nesta terça, 9/4, depois de participar de painel promovido pelo portal Telesíntese, em Brasília.

Segundo explicou, as propostas atacam quatro eixo: ajustes na legislação trabalhista para as características específicas das startups – como a remuneração por opções de ações; outro sobre estímulo às empresas inovadoras por meio de compras públicas; um terceiro eixo de ambiente de negócios, com a própria definição do que é uma startup; e finalmente um eixo de facilitação de investimentos.

“A gente pode facilitar o acesso a certos bolsões de recursos, usando fundos para o ecossistema. Já fizemos uma mudança na Lei de Informática que permitiu que recursos de P&D sejam direcionados para startups ou para fundos de investimento em inovação. A ideia é fazer a mesma coisa nos recursos de petróleo e gás, energia elétrica. E também existem propostas relacionadas à própria Lei do Bem, de forma que possa usar recursos em startups e FIP com recursos da Lei do Bem”, explicou Megale.


TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

Projetos inovadores de todo o Brasil poderão receber até R$ 200 mil

Conecta Startup Brasil seleciona 100 equipes de empreendedoras e startups em estágio inicial. Não há a exigênica de CNPJ.

China diz que terá criptomoeda semelhante à Libra do Facebook

O vice-diretor do departamento de pagamentos do Banco Popular da China, Mu Changchun, diz que a moeda virtual vai proteger a soberania cambial do País. A criptomoeda pode ser usado no WeChat e no Alipay, do Alibaba.

Mão de obra é o gargalo para fazer tecnologia e inovação no Brasil

Fazer com que os jovens fiquem atraídos pela tecnologia e pelas engenharias é obrigação na jornada digital, adverte o presidente da Assespro Paraná, Adriano Krzyuy. "Temos poucas pessoas capacitadas. Precisamos mudar esse quadro logo", lamenta.

CGI.br quer ser orquestrador da inovação no Brasil

"A nossa intenção é ser uma ponte entre os laboratórios da academia, as startups e as empresas. Essa articulação nacional é necessária", diz Henrique Falhaber.

Empreendedorismo exige coragem, foco, resiliência e persistência

"O esporte de alta performance é muito semelhante a uma startup. Ele exige autoresponsabilidade e autodisciplina e uma ousadia em arriscar", observa o medalhista olímpico, Thiago Pereira.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G