Home - Convergência Digital

Inteligência emocional faz a diferença na escolha do profissional de TIC

Convergência Digital - Carreira
Ana Paula Lobo - 01/04/2019

O jovem que quer trabalhar com TICs precisa, sim, ter a formação que o curso técnico e a graduação oferecem, mas é essencial que esses jovens desenvolvam a competência comportamental, sustenta a gerente de Recursos Humanos da Huawei Brasil, Amália Silva. Segundo ela, saber trabalhar em equipe é obrigatório.

"O conhecimento técnico permite entrar numa empresa, mas lidar com a inteligência emocional mantém o emprego, em especial, aqueles que estão no mundo da Tecnologia ", adverte a executiva, que participou no dia 29 de março, da apresentação dos seis finalistas brasileiros da Huawei ICT Competition. Esses alunos vão para a semifinal no México e, se passarem, vão para a final da disputa, em maio, na China.

Amália Silva admite que cabe às empresas buscarem as universidades. "Nós temos de dizer para as universidades o que queremos do profissional que está sendo lapidado. Temos de fazer muito mais para criar esse vínculo com as universidades", observa. Assistam a entrevista com a gerente de Recursos Humanos da Huawei Brasil, Amália Silva.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

16/09/2019
Graduação em Ciências de Dados terá 2610 horas

11/09/2019
Automação e IA exigem que Brasil reeduque sete milhões em três anos

09/09/2019
Centro de Inovação abre 100 vagas com jornada flexível e home office

09/09/2019
Microsoft sai da zona de conforto e levanta a voz em defesa da Huawei

09/09/2019
Governo prioriza banco de talentos para servidores federais

05/09/2019
Embraer abre 150 vagas para estágio e usa Inteligência Artificial

04/09/2019
Existem mais de 2 mil vagas abertas para DevOps no Brasil

02/09/2019
Governo esvazia Ciência e Tecnologia e corta bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado

02/09/2019
Vitimização é um hábito ruim da mulher no mercado de trabalho

02/09/2019
Audima cria ferramenta para levar conteúdo aos analfabetos digitais

Veja mais artigos
Veja mais artigos

A urgência de cultivar talentos para TIC no Brasil e no mundo

Por Breno Santos*

A transformação digital ainda é um desafio para muitas empresas no Brasil e a aplicação estratégica das novas soluções deve acontecer por meio de equipamentos e mão de obra qualificada.

Destaques
Destaques

TICs vão demandar 700 mil novos profissionais na Indústria em cinco anos

Dados são do Mapa do Trabalho Industrial, feito pelo SENAI, que indicam ainda a urgência na qualificação de 10,5 milhões de trabalhadores em ocupações industriais por conta da indústria 4.0. Um dos especialistas em alta é o condutor de processos robotizados, com um incremento de 22% no número de vagas.

Dizer não é saudável para o ambiente de trabalho

A posição é defendida pelo diretor geral da Robert Half, Fernando Mantovani. Segundo ele, acumular tarefas e colocar prazos em conflito é um risco alto.

Técnicos são os que mais procuram especialização em Big Data

Cursos voltados para desenvolvimento Full Stack e Segurança Cibernética também são bastante demandados. No caso do big data, dos alunos formados nesta área, 45% possuem mais de 10 anos de experiência (sênior); 36% até nove anos (pleno) e 19% até três anos (recém-formados).

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site