Convergência Digital - Home

Oi migra 100% dos bancos de dados para nuvem privada da Oracle

Convergência Digital
Convergência Digital* - 02/04/2019

A Oi anunciou nesta terça-feira, 02/04, um acordo estratégico com a Oracle para implementar moderna tecnologia de nuvem (cloud) em seus datacenters. A iniciativa vai promover a transformação e a modernização dos sistemas de TI (Tecnologia da Informação) da Oi, com a atualização e consolidação de centenas de bancos de dados em uma cloud privada que será instalada dentro dos datacenters da operadora. Com a parceria, a Oi pretende reduzir significativamente custos operacionais de infraestrutura, energia e espaço físico e ampliar investimentos em outros pontos estratégicos da cadeia de operação dos seus serviços de telecomunicações. É a primeira vez que a Oracle adota este modelo de parceria no mundo.

O acordo é mais um avanço na estratégia de transformação operacional da companhia, que vem realizando parcerias com grandes fornecedores globais para modernizar sua operação e acelerar o processo de digitalização da empresa. “Estamos realizando mais um grande movimento estruturante, desta vez com foco na modernização da nossa TI, que é uma área essencial em negócios que requerem constante atualização tecnológica, como é o nosso caso”, afirma Eurico Teles, presidente da Oi.

Ao trazer a tecnologia da nuvem da Oracle para dentro dos datacenters da Oi, a parceria vai otimizar e simplificar a gestão de petabytes de dados e bilhões de transações processadas por dia nos sistemas da Oi, além de permitir a escalabilidade dos sistemas conforme a demanda do negócio. A migração dos sistemas da Oi para a nuvem da Oracle é uma das maiores já realizadas na América Latina e está prevista para ser concluída em até cinco anos.

“Com a parceria, a Oracle reforça ainda mais a importância da relação com a Oi apoiando constantemente a empresa rumo à transformação digital. A iniciativa conjunta concretiza a missão da Oracle de transformar o mundo por meio da inovação, além de levar serviços inovadores para os clientes da operadora ”, completa Rodrigo Galvão, presidente da Oracle do Brasil. O valor do contrato não foi revelado.


Destaques
Destaques

Nuvem pública é usada no Brasil para back-up de dados e fluxos locais

A terceira edição da pesquisa Global Data Protection Index, encomendada pela Dell Technologies, mostra ainda que mais de 70% das empresas de médio e grande porte registraram incidentes com dados no Brasil, com um prejuízo médio de R$ 1,5 milhão.

Edge computing vai avançar 226% nos próximos cinco anos

Levantamento global da Vertiv mostra que o edge comuputing ganha papel estratégico no ecossistema de data centers pelo incremento do processamento de dados perto do ponto de uso.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

As lições do buraco negro e da análise de dados às empresas

Por Paulo Watanave*

O fato é que por trás das aplicações e sistemas usados nas operações já existe um grande e variado conjunto de insights e algoritmos que podem ser usados para gerar valor real às organizações e para as pessoas de um modo geral. Estima-se que menos de 10% das companhias em todo o mundo tenham estratégias bem definidas para a utilização dos recursos digitais e das informações.

Edge Computing para acelerar os negócios das empresas brasileiras

Por Henrique Cecci*

O que é, afinal, Edge Computing? Trata-se da aplicação de soluções que facilitam o processamento de dados diretamente na fonte de geração de dados. No contexto da Internet das Coisas (IoT), por exemplo, as fontes de geração de dados geralmente são "coisas" com sensores ou dispositivos incorporados.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site