OPINIÃO

Hiperconvergência exige sintonia fina entre software e hardware

Por Raymundo Peixoto*
11/12/2018 ... Convergência Digital

Como as abordagens definidas por software estão mudando a maneira como os datacenters atuais são desenvolvidos, alguns líderes de TI podem achar que o hardware subjacente não tem relevância para a infraestrutura hiperconvergente (HCI). Porém, se eles olharem mais de perto, verão que a arquitetura e os recursos de hardware são essenciais para a HCI. Exige muito trabalho fazer com que os componentes se comportem como um sistema. O segredo para atingir o nível mais alto de capacidade e desempenho da HCI é fazer com que o software e o hardware subjacentes, embora independentes, funcionem em sintonia para criar o melhor sistema integrado possível.

A escolha da solução de HCI certa, seja pela escolha de um dispositivo integrado pronto para uso, um sistema baseado em rack com gerenciamento e automação integrados do ciclo de vida ou uma abordagem "faça você mesmo", dependerá do estágio em que a empresa se encontra na jornada de transformação da TI e dos objetivos e necessidades dos negócios. Isso funciona bem para organizações de qualquer porte que buscam modernizar o armazenamento, os servidores ou as redes com a flexibilidade de escolher os componentes.

As empresas que optam por consumir ou comprar uma solução de HCI estão buscando modernizar, automatizar e transformar a TI. Essas companhias tendem a valorizar soluções prontas para uso que já vêm pré-configuradas, pré-testadas e pré-validadas para fornecer valor com previsão e rapidez. Do ponto de vista de hardware, há cinco pontos fundamentais que o time de TI deve considerar para que as iniciativas sejam bem-sucedidas a curto e médio prazo:

As configurações de hardware devem ser definidas de acordo com as necessidades e cargas de trabalho

Durante anos, os profissionais de TI escolhiam o hardware que melhor atendesse a carga de trabalho. Apesar de ser possível criar uma boa estrutura hiperconvergente a partir das diversas opções de servidores disponíveis, escolher um hardware que foi projetado para HCI propicia resultados melhores para lidar com as cargas de trabalho mais exigentes e fornecer desempenho e disponibilidade altamente previsíveis, bem como ter a flexibilidade de poderem ser configuradas para atender a qualquer requisito de HCI. Isso significa flexibilidade em termos de processador, memória, armazenamento, conectividade de rede, GPU, formato, orçamento de energia e assim por diante.

A infraestrutura de HCI deve ser base para Transformação da TI

Observamos uma mudança nos casos de uso de HCI nos últimos anos, desde a infraestrutura de desktop virtual (VDI), um dos primeiros usos de HCI, até aplicações mais comuns e críticas, com análises pontuais sobre as cargas de trabalho mais recomendadas para HCI. Agora essa análise está focada no desenvolvimento de nuvens privadas e várias nuvens na HCI. A rápida inovação das tecnologias de hiperconvergência permite que essas plataformas deem suporte à maior parte das cargas de trabalho, com poucas exceções. Ainda que o uso atual de HCI da empresa seja direcionado para cargas de trabalho mistas em ambiente de nuvem, é importante que à medida em que a hiperconvergência se torna a plataforma de TI para as principais cargas de trabalho, é preciso ir além das opções de configuração para a confiabilidade, a estabilidade e o serviço desses sistemas como o alicerce do seu data center.

Abordagem holística do sistema exige menor tempo de equipe dedicada

O gerenciamento dos diferentes componentes de firmware e software em seu ambiente é uma tarefa que precisa ser feita e que também pode ser demorada. A taxa das mudanças pode ser alta, e as atualizações podem ser indispensáveis. O grau em que seu hardware e software funcionam como sistema - representado por uma solução de HCI projetada em conjunto - vai determinar quanto tempo a TI gasta gerenciando e mantendo sua infraestrutura versus o tempo empregado em entregar valor real aos negócios.

Soluções robustas de hardware garantem máximo aproveitamento do software

Com a combinação certa, as organizações ganham flexibilidade e a automação de provisionamento de recursos, bem como maior confiabilidade e tempos de resposta mais rápidos, por meio da agregação e extração de recursos de infraestrutura, permitindo implementar e gerenciar cargas de trabalho em nuvem privada, nuvens múltiplas ou nativas na nuvem. Em resumo, a infraestrutura hiperconvergente, que está subjacente a qualquer um desses modos de implantação em nuvem, precisa ser capaz de apresentar de modo coerente os recursos de hardware para as cargas de trabalho, além de manter e gerenciar o ciclo de vida desses mesmos componentes à medida que mudam as necessidades dos serviços. Outro ponto é a capacidade de manipular tanto a rede física quanto a topologia de rede definida por software e configuração em contexto.

Contar com suporte global para soluções de hardware agiliza resolução de problemas

O suporte é um ponto problemático para muitas organizações, mas, com hardware e software complementares, não precisa ser. Se você optar por criar sua própria solução de HCI, deverá lidar com seu próprio suporte interno e vários fornecedores de hardware e software de terceiros. Como alternativa, se você consome HCI como uma solução turnkey, você pode trabalhar com apenas duas equipes de suporte (uma para hardware e outra para software) ou até mesmo uma equipe de suporte para tudo se a solução for projetada em conjunto, exigindo poucos pontos de contato.

Quando pensar na HCI, olhe além do futuro de sua empresa. Pense nos resultados dos negócios que deseja alcançar, incluindo crescimento, aumento de receita, acelerar o desenvolvimento e ficar à frente da concorrência. Sejam quais forem seus objetivos, uma arquitetura de TI modernizada será a chave para alcançá-los.

*Raymundo Peixoto é vice-presidente de Soluções de Data Center da Dell EMC América Latina

 


Carreira
Ingram Micro distribuirá R$ 1 milhão para desenvolvedores de software no Brasil

Brasileiros vão participar da etapa local do concurso global, Comet Competition, voltado para identificar desenvolvedores de software B2B. Inscrições já estão abertas. Grande vencedor global dad disputa poderá receber US$ 1 milhão.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G