Convergência Digital - Home

Brasil fica no fim da fila em ranking global de computação em nuvem

Convergência Digital
Luís Osvaldo Grossmann - 06/05/2016

Em seu relatório anual sobre a preparação para a computação em nuvem, a BSA, uma entidade que congrega empresas de tecnologia como IBM, Microsoft, Apple e Intel, deixou o Brasil em  22o lugar na lista que inclui 24 países – que representam 80% do mercado global de tecnologia da informação.

“Notadamente, três dos países mais baixos no ranking, Tailândia (21), Brasil (22) e Vietnã (24), continuam a apresentar ganhos consistentes e significativos para reduzir a distância dos demais”, diz o relatório, mas “leis sobre privacidade ainda estão ausentes. Brasil, Tailândia e Turquia não possuem leis abrangentes, enquanto as da China, Índia, Indonésia e Vietnã continuam muito limitadas”. 

Particularmente no caso brasileiro, o relatório indica que “o Brasil apresenta o típico desafio. Foi o último no ranking em 2012 [primeira edição da pesquisa]. E apesar de melhoras consideráveis, manteve-se em 22o este ano, mesmo do ano anterior”. 

Diz ainda a BSA que “apesar de avanços em segurança, infraestrutura e liberdade na internet, o Brasil foi prejudicado pela falta de leis abrangentes sobre privacidade, pela legislação desatualizada de copyright, brechas na proteção da propriedade intelectual e pirataria online muito difundida”. 

Japão, Estados Unidos, Alemanha, Canadá, França, Austrália, Cingapura, Itália, Reino Unido e Polônia ocupam as 10 primeiras posições, nessa ordem. Espanha, Coreia do Sul, Malásia, África do Sul, México, Argentina, Rússia, Índia, Turquia e Indonésia aparecem em seguida. Tailândia, Brasil, China e Vietnã completam a lista.


ARTIGO . Por Melissa Torgbi

Cientista de dados: seja curioso, se envolva e tenha muita disposição para resolver problemas

Há muita empolgação acerca do termo “ciência de dados” atualmente. Para nós que queremos ser cientistas de dados, há alguns requisitos. Um deles: ter muita, mas muita vontade de aprender o tempo todo.

Destaques
Destaques

Governo digital: qualidade do serviço passa pela integração dos dados

O bom resultado dos serviços digitalizados passa por uma infraestrutura de TI robusta, com dados interoperáveis em todas as camadas, aponta o VP da Oracle, Rodrigo Solon Chaves.

Empresas ambicionam mais Inteligência Artificial, mas sofrem com falta de talento

Um apesquisa global da Bain mostra que três em cada empresas, instigadas pela covid-19 e a aceleração da digitalização, se preparam para investir mais em inteligência artificial e machine learning. Mas assumem que as dificuldades não são poucas.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

O que é o balanceamento de carga de alta disponibilidade?

Por Ivan Marzariolli *

A alta disponibilidade começa com a identificação e eliminação de pontos únicos de falha em sua infraestrutura que podem desencadear uma interrupção do serviço - por exemplo, implantando componentes redundantes para fornecer tolerância a falhas no caso de um dos dispositivos estiver com problemas.

Dados em tempo real fazem toda a diferença no e-commerce

Por Leandro Rodriguez*

O tempo se tornou o fator crítico no relacionamento entre vendedor e comprador. Levar informações em tempo real a uma filial local ou a gerentes de loja pode ser determinante para a aquisição de clientes e, consequentemente, aumentar as vendas.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site