INCLUSÃO DIGITAL

Cidade Digital terá prioridade de investimentos no plano de conectividade

Luís Osvaldo Grossmann e Pedro Costa ... 22/09/2017 ... Convergência Digital

O governo apresentou durante o Painel Telebrasil 2017, realizado nesta semana, em Brasília, as linhas mestras da nova política pública para a massificação da banda larga, a ser expressa em um Decreto presidencial cujo teor será colocado em consulta pública. E segundo o secretário de telecomunicações do MCTIC, André Borges, municípios que estiverem no programa de Cidades Digitais terão prioridade para ganhar redes de transporte em fibra óptica. 

“O programa de Cidades Inteligentes, ou Cidades Digitais, permite que qualquer município que consiga receber recursos, principalmente por emendas parlamentares, tenha capacidade de usufruir. O modelo vai estar pronto e sendo feito por nós, e se o município estiver [no Cidades Digitais] vai ter uma preferência de atendimento na rede de transporte. O seja, a rede de transporte será prioritariamente dirigida a municípios que tenham contratado esse programa.”

A ideia é direcionar investimentos em backhauls em fibra, banda larga móvel em áreas menos povoadas e acessos em fibra na franja das metrópoles, nessa ordem. “Estamos falando em levar backhaul de fibra até o distrito sede de 75% dos municípios do Brasil, hoje em cerca de 60%, e o restante atender com rádio de alta capacidade. Com relação a redes de acesso, que o 4G chegue à totalidade dos municípios e que os distritos não-sede densamente povoados sejam atendidos com 3G, embora as operadoras têm dito que já partiriam 4G na largada. Por fim, redes de acesso fixo em localidades dos grandes municípios ainda não servidas por rede.”

Os estudos que sustentam esse novo plano de conectividade indicam que cerca de 45% dos domicílios brasileiros, urbanos e rurais, não estão cobertos por redes capazes de entregar nem 10 Mbps, e 60% não conseguem chegar a 30 Mbps. Assim, além dos mencionados 75% de cidades com backhaul de fibra, outras metas preveem 60% da população com redes de acesso em banda larga fixa de alta capacidade (ou seja, mais de 30 Mbps) e 100% das vilas com 3G. Assistam a apresentação do Secretário de Telecomunicações, André Borges.


Carreira
Software tradicional em baixa. Novas habilidades em alta

Software tradicional aparece em queda, mas as novas tendências,como os trabalhos de Data Mining, tiveram um crescimento de 37,1%, com 11.243 postos de trabalho em 2018, segundo o Relatório Fast 50 da Freelancer.com.

America Net: Programa WiFi Livre SP une risco e oportunidade de negócios

Operadora investirá R$ 20 milhões na iniciativa e aposta que o retorno virá com a exposição da marca junto aos assinantes, revela o vice-presidente, José Luiz Pelosini. America Net vai ter 619 pontos de acesso WiFi gratuito público na capital paulista.

Um terço das casas no Brasil usam antenas parabólicas

Segundo o IBGE, são 23 milhões de domicílios, bem espalhados pelo país. Isso revela o problema que a Anatel terá para mitigar as interferências e liberar a faixa de 3,5GHz para o 5G.

Internet chega a 3 de cada 4 domicílios no Brasil

Nas mãos de 84% dos brasileiros, o celular é o típico aparelho para uso da rede. Mas as conexões fixas já alcançam 73% dos lares do país, conforme dados da PNAD Contínua TIC 2017, do IBGE. Mas quase 30% da população ainda acha que o acesso à Internet é caro.

Viasat: TCU controla viabilidade de acordo com Telebras

Segundo a vice presidente da empresa, Lisa Scapone, a demanda existe e pode ser medida pelo Gesac, mas operação comercial no Brasil depende dos ajustes no contrato para uso do satélite nacional.

Anatel indica que banda larga móvel pode ficar com sobras da TV Digital

“Edital tinha dois objetivos: a transição do sistema de TV digital e o desenvolvimento da banda larga móvel no país”, afirma presidente da agência, Leonardo de Morais. Saldo chega a R$ 877 milhões.

PC fica cada vez mais distante da população mais pobre no Brasil

Dados do IBGE revelam que os mais pobres do País trocaram os PCs pelos celulares e tablets. A proporção da população com acesso à internet no domicílio passou de 67,9% em 2016 para 74,8% em 2017.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G