INOVAÇÃO

Brasil tem cinco finalistas em prêmio internacional de Cidades Inteligentes

Convergência Digital ... 21/11/2018 ... Convergência Digital

O Brasil teve cinco projetos finalistas no Smart City Awards, prêmio mundial que reconhece as melhores iniciativas relacionadas às cidades inteligentes e que é entregue anualmente durante o Smart City Expo World Congress, o maior evento sobre cidades inteligentes do mundo, realizado semana passada em Barcelona.

O grande vencedor foi a cidade de Cingapura, que implementou soluções tecnológicas como aplicativos que permitem a interação entre os cidadãos e o governo, algoritmos que visam a otimizar as rotas do transporte público, análise de dados preventiva que evita vazamentos e que também é capaz de colaborar para o planejamento urbano ao trazer os locais de trabalho próximos às residências.

As prefeituras de Curitiba, Joinville, Sorocaba e Aracaju e o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) concorreram em cinco diferentes categorias e tiveram seus projetos selecionados entre mais de 473 propostas de governos, empresas, centros de pesquisa e startups de 57 países. Apesar de não trazer troféus para casa, o Brasil superou em número de finalistas países como China, Reino Unido, Alemanha e Holanda. Só os EUA, com sete, tiveram mais indicações.

Curitiba concorreu na categoria Ambiente Urbano, com o programa Horta do Chef, que incentiva agricultores urbanos a venderem parte dos alimentos que cultivam a restaurantes de Curitiba. Atualmente, são 25 áreas cultivadas por cerca de mil famílias de produtores urbanos. Alguns chefs renomados da cidade participam como mentores dos produtores.

A cidade catarinense de Joinville concorreu na categoria Cidades inclusivas e compartilhadas, com o projeto Join.Valle que visa estimular o ecossistema de inovação e aumentar a competitividade econômica da cidade. Já a paulista Sorocaba foi finalista entre as melhores iniciativas de mobilidade urbana do mundo por meio do projeto do VLT que ainda está em fase de construção. A capital do Sergipe, Aracaju, esteve entre os melhores na categoria de governança e finanças com um projeto de digitalização de documentos públicos.

Já o ITA, de São José dos Campos, concorreu na categoria de Ideias Inovadoras com o desenvolvimento de um sistema computacional capaz de integrar dados que colaboram nos trabalhos de urgência e emergência de motociclistas acidentados.

Nessa edição do evento, prefeitos, gestores públicos, executivos e empresários integraram a comitiva de 50 brasileiros levados a Barcelona para conhecer soluções ligadas às cidades inteligentes pela empresa iCities e pela Global Business.


Cloud Computing
Google Cloud, enfim, passa aceitar o pagamento em Real

Clientes novos e atuais do G Suite passam a pagar o serviço por dinheiro local ou cartão de crédito nacional. Empresa também passa a aceitar o pagamento via boleto, para se adequar ao Brasil.

TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

Grupo Sabin usa Inteligência Artificial para monitorar cibercrimes

“Acompanhamos a LGPD desde o início porque trabalhamos com informações muito sensíveis”, sinaliza o gerente nacional de tecnologia, Edgar Moreira.

Banco Central: Inovação exige equilíbrio nada trivial entre pessoas, segurança e risco

O sistema perfeito inexiste e falhas vão acontecer, mas é obrigatório mitigar os riscos, sustenta o, ex-CIO e agora chefe de segurança cibernética da Autoridade Monetária, Marcelo Yared.

Crédito imobiliário ainda é desafio para digitalização

“Precisamos chegar lá. Mas nem a Estônia, que é considerado o país mais digitalizado do mundo, conseguiu”, lamenta o gerente nacional de soluções tecnológicas para habitação da CEF, Darlan Lins.

Ministério da Economia seleciona 105 startups para aceleração

Programa Inovativa Brasil, criado em 2013, oferece mentoria e contatos com potenciais parceiros. Primeiro ciclo de 2019 em 22/4.

Votorantim Cimentos leva iniciativa de IoT do Brasil para o mundo

O CIO da companhia, Humberto Shida, diz que a experiência com IoT para controle das betoneiras de cimentos foi validada e trouxe um retorno efetivo. Agora, o modelo nacional será replicado nos Estados Unidos.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G