TELECOM

Clonagem de celular preocupa Anatel e operadoras

Luís Osvaldo Grossmann ... 14/12/2018 ... Convergência Digital

Ao alinhar as ações previstas para 2019, o presidente da Anatel, Leonardo de Morais, defendeu avanços no projeto batizado Celular Legal, que bloqueia o acesso de aparelhos considerados irregulares às redes móveis de telecom. Ele lembrou especialmente a controvérsia sobre a possibilidade de clonagem.

“Neste ano precisaremos amadurecer e avançar com o projeto. Na medida que bloqueia irregulares, adulterados, sem certificação ou com IMEI inválido, diminui os incentivos para a prática do furto ou do roubo. Evidentemente existem polêmicas sobre a possibilidade de clonagem, mas por isso entendo que o projeto vai decantar este ano”, afirmou.

Esse projeto dividiu fabricantes de aparelhos, que defendem o projeto, e operadoras móveis, céticas quanto a resultados efetivos. Em princípio são desconectados das redes aparelhos que não possuam IMEI, um número que serve de identificação internacional de celulares, válido.

Para Morais, o projeto precisa avançar na certificação e nos reflexos em qualidade. “Vincular legalidade, por óbvio a certificação decorre de lei, à saúde do usuário, em questões de baterias que explodem, radiação. E tem a questão de qualidade do serviço prestado, durabilidade. O reflexo na segurança pública é uma decorrência”, afirmou.

Mas em que pese os fabricantes sustentarem o projeto como combate à pirataria, as operadoras móveis reclamam de furos que o deixam vulnerável. Em especial, a possibilidade de clonagem de um IMEI válido. “Isso foi vendido como segurança pública e até a intervenção no Rio de Janeiro antecipou. Mas esqueceram de explicar a facilidade de clonar”, reclama um executivo das telecomunicações.

É que na impossibilidade de determinar qual seria o IMEI válido original, a decisão até aqui é de não bloquear os aparelhos nesses casos, ainda que existam meia dúzia deles simultaneamente em operação. Por isso as teles móveis reclamam que o projeto não terá impacto no roubo ou furto dos aparelhos.

Para o presidente da Anatel, a sociedade também tem que atuar. “É importante que a própria sociedade esteja consciente. O projeto terá mais efetividade na medida em que, ao comprar celular de segunda mão, se verifique o IMEI, que pode ser feito pelo próprio site da Anatel”, defendeu Morais.


Internet Móvel 3G 4G
TVs defendem migração da banda C para Ku e calculam custo em R$ 2,9 bilhões

Abratel, que representa Record e Rede TV!, apresentou formalmente à Anatel uma proposta de migração das transmissões como forma de evitar a interferência do uso da faixa de 2,5 GHz nas antenas parabólicas.  

Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições

Força-tarefa da Anatel interrompe 25 emissoras clandestinas em São Paulo

Operação estava interferindo no controle de tráfego aéreo do aeroporto de Guarulhos. Também foram desmantelados 20 pontos onde a energia elétrica que alimentava os equipamentos de transmissão era furtada, com apreensão de cerca de uma tonelada de cabos de energia, em conjunto com a distribuidora local.

Prazo para questionar serviço não contratado de telefonia é dez anos

Superior Tribunal de Justiça entendeu que se aplica o artigo 205 do Código Civil. Seguindo o voto do relator, ministro Og Fernandes, a Corte aplicou ao caso o entendimento que resultou na Súmula 412 para as tarifas de água e esgoto.

Juiz manda CVM investigar compra e venda de ações da Oi

O juiz Fernando Viana, da 7ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, afirma na ordem encaminhada à Autarquia Federal que é 'preciso que se tentha conhecimento de toda e qualquer forma de capitação especulativa".

Procon-SP multa Sky em R$ 2,9 milhões por publicidade enganosa

De acordo com o órgão de defesa do consumidor, a operadora também efetuou cobranças de taxas de licenciamento do software, segurança de acesso e de locação de ponto adicional que são ações proíbidas pela Anatel.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G