NEGÓCIOS

Se a transformação digital falhar, a culpa é 100% da TI

Convergência Digital* ... 01/03/2019 ... Convergência Digital

A TI é considerada culpada por 43% das empresas em casos de falhas na transformação digital, mas dois terços das empresas dos setores públicos e privado, entrevistados em relatório global, divulgado pela The Economist Intelligence Unit (EIU) - as áreas de negócio e a equipe de TI não estão alinhadas quando buscam estratégias de transformação digital.

O levantamento, que ouviu executivos da Ásia-Pacífico, Europa, América Latina e América do Norte, ressalta que dois terços (66%) das empresas dos setores público e privado afirmam comprar novos software e soluções sem envolver as equipes de TI - uma situação que desafia a função tradicional da TI como guardiã das novas tecnologias. Dentre os motivos para a falta de colaboração entre as áreas nas iniciativas de colaboração digital, estão:

desalinhamento dos objetivos: as áreas de negócio priorizam o crescimento da receita e a redução dos custos, e as equipes de TI priorizam a integração e a segurança;

pressão do tempo: 37% dos entrevistados mencionam a lentidão dos processos de aquisição conduzidos por TI como um fator que os leva a não envolver a equipe de TI no momento de compra de novas tecnologias.

No entanto, apesar de muitas empresas afirmarem ignorar as equipes de TI ao comprarem novas tecnologias, 43% dos entrevistados disseram que consideram TI responsável caso algo der errado com as iniciativas de transformação digital. E isso pode ser arriscado caso as equipes de TI não avaliem as tecnologias previamente.

Essa aparente falta de colaboração parece equivocada a princípio, dada a visão geralmente positiva dos entrevistados em relação aos benefícios da coordenação entre as equipes de TI e as áreas de negócio. Notavelmente, as empresas nas quais existe a colaboração entre as equipes estão muito mais confiantes para superar os desafios da transformação digital. 89% dos que colaboram dizem estar confiantes para superar obstáculos, em comparação com 55% dos que não colaboram.

O estudo mostra ainda que os resultados da transformação digital têm, sim, a influência do tempo. Para as empresas que iniciaram suas iniciativas há um ou dois anos, 42% estão percebendo os benefícios da transformação digital. Já para as empresas que possuem iniciativas de transformação digital há 3 anos ou mais, 63% dos entrevistados afirmam perceber os benefícios. O relatório "From gatekeeper to enabler: the role of IT when digital transformation is the norm", foi patrocinado pela BMC Software.



#apoieojornalismoespecializado é prorrogada até 31 de julho

Campanha foi estendida como agradecimento aos apoiadores: ABERT, ABES, Abinee, Abranet, Abratel, Abrint, ABTA, Algar, Assespro, Associação Neo,Brasscom, Brisanet, Cisco, Claro, Commscope, CPQD, Embratel Claro, Ericsson, F5, Feninfra, Fitec, Futurecom 2020, Highline, Huawei, Infobip, Intel, Kryptus, Mercado Livre, mobi2buy, PadTec,
Positivo Tecnologia, NIC.br, Oi, RNP, SAS, SindiTelebrasil, Stefanini,
Surf Telecom, Sky, Take, TelComp, TIM ,  Vero Internet, Viasat, Vivo e WDC Networks. 
A #apoieojornalismoespecializado une os veiculos - Convergência Digital, Mobile Time, Tele.Síntese, Teletime e TI Inside. Participe. Venha fazer parte do time que apoia o jornalismo especializado.

Stone que ir além das 'máquininhas', mas demite 1.300 para enfrentar crise do Covid-19

Empresa de meio de pagamentos quer investir em serviços financeiros e em ferramentas de vendas online. Em abril, a companhia, em parceria com o Grupo Globo, lançou a TON, voltada para trabalhadores autonômos.

Covid-19 fez produção da indústria eletroeletrônica recuar 9,1% em março

Abinee adverte que no mês de abril haverá uma nova queda, provavelmente ainda mais aguda, por conta das medidas de isolamento social.

#apoieojornalismoespecializado

Ação inédita une o Convergência Digital, o Mobile Time, o Tele.síntese, o Teletime e a TI Inside para uma campanha integrada para chamar a atenção para a relevância e o papel do jornalismo especializado setorial. O movimento é para financiar os esforços jornalísticos durante esse período de pandemia de Covid-19. Saiba quais são as empresas que já aderiram à nossa iniciativa e estão ajudando o jornalismo especializado.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G