Home - Convergência Digital

Coreia do Sul sai na frente da China e dos EUA e lança 5G comercial

Convergência Digital - Carreira
Convergência Digital* - 04/04/2019

A Coreia do Sul lançou a primeira rede nacional de telefonia móvel de quinta geração (5G) dois dias antes da data prevista, uma antecipação decidida para assegurar a posição do país como o primeiro do mundo a oferecer esta tecnologia que vai revolucionar as telecomunicações. As três grandes operadoras nacionais, KT, SK Telecom e LG UPlus, haviam anunciado o lançamento para sexta-feira, 05, mas anteciparam para quarta-feira,03, às 23h (horário local).

A nova tecnologia proporciona uma velocidade de conexão com a internet 20 vezes superior ao 4G, o que permitirá, por exemplo, fazer o download de um filme em menos de um segundo. Serão quatro modalidades, com velocidades de conexão de até 2,7 Gbps, segundo a empresa, e precificação tradicional, variando conforme a franquia de dados escolhida. A ofera será feita pelo Galaxy S10, habilitado para o 5G.

“É significativo que as empresas de telecomunicações sul-coreanas estejam fornecendo serviços e redes atendendo aos altos padrões de velocidade e qualidade de imagem dos clientes sul-coreanos”, disse Ryu Young-sang, vice-presidente executivo da maior operadora móvel do país, a SK Telecom, nesta quarta-feira.O 5G mudará o cenário da indústria de jogos, pois permite que jogos transmitidos com o mínimo de atraso sejam jogados em smartphones, acrescentou Ryu.

As operadoras sul-coreanas gastaram bilhões em campanhas de marketing 5G e, na quarta-feira, a SK Telecom exibiu estrelas do K-pop e um medalhista de ouro olímpico como seus primeiros clientes 5G. A operadora espera ter cerca de 1 milhão de clientes 5G até o final de 2019. Atualmente tem um total de 27 milhões de usuários.

Além disso, o 5G, com a latência baixa, vão chegar inovações como carros sem motorista, saúde conectada e o fomento às cidades inteligentes. De acordo com a Global System for Mobile Communications, o 5G pode gerar 565 bilhões de dólares de lucro para a economia mundial até 2034. A Coreia do Sul é um país conhecido pela inovação tecnológica e o governo transformou a rede 5G em uma prioridade destinada a estimular sua economia.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

24/05/2019
Huawei: Brasil não está atrasado para o 5G

23/05/2019
5G é o pilar da transformação digital no Brasil

22/05/2019
TIM faz testes de 5G em Florianópolis, Campina Grande e Santa Rita do Sapucaí

22/05/2019
Leilão do 5G inclui quatro faixas e será o maior da história da Anatel

22/05/2019
5G exige muito espectro para entregar tudo que se espera da tecnologia

21/05/2019
Testes de 5G indicam que será preciso mitigar 6 milhões de parabólicas

21/05/2019
Anatel: Brasil terá espectro suficiente para não ficar com falso 5G

21/05/2019
Testes de 5G indicam que será preciso mitigar 6 milhões de parabólicas

20/05/2019
Estados Unidos adiam sanções impostas à Huawei por 90 dias

20/05/2019
Vertiv: Edge computing impõe um novo jogo no negócio de data center

Destaques
Destaques

Com 5G, Internet das coisas entra no radar dos bancos no Brasil

Muitas instituições financeiras estão com a área de inovação trabalhando para entender como usar a Internet das Coisas em seus serviços, diz o diretor de Tecnologia da Federação Brasileira de Bancos, Febraban, Gustavo Fosse.

País ativa 2 milhões de chips 4G por mês

Primeiro trimestre do ano terminou com 136 milhões de acessos LTE ativos, ou praticamente 60% dos celulares em serviço.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

O potencial pouco explorado da Internet das Coisas

Por Daniel Kriger*

A grande mudança que a Internet das Coisas (IoT – Internet of Things) trará para a vida das pessoas está além da facilidade de se preparar um café, programar um banho quente ou economizar na conta de luz. Dar conectividade a objetos e abrir espaço para comandos inteligentes em inúmeras tarefas do dia a dia é um dos principais propósitos de IoT. Mas não é só isso.


Copyright © 2005-2019 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site