INOVAÇÃO

Votorantim Cimentos leva iniciativa de IoT do Brasil para o mundo

Ana Paula Lobo ... 05/04/2019 ... Convergência Digital

Desde 2017, a Votorantim Cimentos está usando uma aplicação que une GPS, geolocalização e rastreamento em tempo real para o controle da produtividade e eficiência das 550 betoneiras da companhia. Em menos de um ano, a Internet das Coisas (IoT) virou aplicação de missão crítica no negócio. Hoje, está em uso nas 41 filiais da empresa, em 10 estados, e todo o gerenciamento da operação das betoneiras acontece de forma remota.

Em entrevista à Newsletter da Telebrasil, o CIO da Votorantim Cimentos, Humberto Shida, contou que a validação positiva do uso de Internet das Coisas no Brasil já traz frutos na estratégia global. Com 329 plantas no mundo, as unidades nos Estados Unidos estão interessadas em replicar o modelo nacional, que permite assegurar o tempo real de validade do cimento. “Houve ganho de mais de 30% e o desperdício foi minimizado de forma representativa”, observou o executivo.

Para Shida, uma corporação deve usar a inovação para a geração de valor e não para responder ao modismo. “Precisamos entender que qualquer inovação é para criar valor ao negócio”, enfatizou. O CIO também admitiu que há uma carência expressiva de mão de obra. Na Votorantim Cimentos, hoje, o processo é transformar o profissional analógico em digital. “É um trabalho de campo interno, mas temos de atualizar nossos especialistas.” Assistam à entrevista com o CIO da Votorantim Cimentos, Humberto Shida.


TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

Arquitetura distribuída: uma tendência que vai chegar ao Brasil

Na China, conta Daniel Leung, chefe de Fintechs e Arquitetura na Forms Syntron, ao trocar a arquietura tradicional pela distribuída, um banco ficou apto a suportar até 100 milhões de contas correntes.

Adarsh Kumar, Capgemini: open banking é transformador, mas dados pertencem aos clientes

O open banking vai mudar o modelo de serviços bancários, afirma o CTO e líder de cibersegurança para a América Latina da Capgemini.

Thales Teixeira, da Harvard: disrupção digital vai muito além da tecnologia

"Unidades de negócios podem se tornar desnecessárias em empresas estabelecidas, e o CEO terá de tomar decisões relevantes", adverte o professor Thales Teixeira, da Harvard Business School.

Bradesco: Next não vai 'matar' o banco tradicional

O diretor-presidente do Bradesco, Octavio de Lazari Junior, garante que os dois modelos de negócio irão conviver, mas admite que as agências físicas vão mudar de perfil. Também revela que o Next mira um público mais jovem.

Brasileiro quer dar adeus às senhas com o uso maior da biometria

Sonho de consumo, revelado em estudo da IDEMIA, é de usar biometria para pagamentos online e para acessar ambientes dentro da própria casa. Brasil desponta em primeiro lugar no uso da biometria pela impressão digital, mas despenca posiçoes no uso do reconhecimento facial.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G