TELECOM

Por 5G, Anatel quer triplicar a capacidade de espectro existente

Convergência Digital ... 09/04/2019 ... Convergência Digital

A Anatel abriu nesta terça-feira, 9/4, uma consulta pública sobre o novo regulamento de radioenlaces, tendo como principal modificação a proposta de mais do que triplicar a capacidade hoje disponível. Segundo a agência, a demanda será maior com a implantação do 5G.

“A proposta prevê novas faixas entre 30 GHz e 170 GHz, inclusive para atender as demandas que virão com o 5G, com um acréscimo para três vezes e meia a disponibilidade atual”, explica o relator da proposta, que aceitará contribuições por 60 dias, Emmanoel Campelo.

Adicionalmente, a proposta pretende consolidar 26 normativos e disposições pontuais – nove delas ainda anteriores à própria criação da Anatel – em uma única resolução. “Também haverá padronização das condições de uso de várias subfaixas de radiofrequências”, emenda o conselheiro.

A proposta acrescenta várias subfaixas no intervalo de 30GHz a 175GHz, totalizando aproximadamente 66 GHz ao serviço, contra os 26 GHz atualmente disponíveis para radioenlaces. “As faixas em que estão já tiveram direcionamentos em maior ou menor grau por organismos internacionais, em especial a União Internacional de Telecomunicações (UIT)”, completa Campelo.

O texto completo da consulta está no sistema online da agência (http://sistemas.anatel.gov.br/sacp). Também são aceitas contribuições por carta para a sede da Anatel em Brasília.


Internet Móvel 3G 4G
5G é o pilar da transformação digital no Brasil

A nova tecnologia móvel tem tudo para dar ao Brasil a produtividade desejada por diferentes setores da economia. Mas são necessárias ações efetivas para respaldar as mudanças que estão por vir.

Painel Telebrasil 2019
A 63ª edição do principal encontro institucional de lideranças do setor de telecomunicações e TICs acontecerá entre os dias 21 e 23 de maio de 2019, em Brasília. Saiba mais em paineltelebrasil.org.br
Veja o vídeo

Reforma tributária: integrantes do PSDB discordam sobre o teor

Ao participarem  do Painel Telebrasil 2019, em Brasília, o deputado Vitor Lippi (PSDB/SP) e o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan (PSDB/RS), discordaram sobre o teor das reformas em discussão no Congresso.

TIM quer infraestrutura única para cidades com menos de 30 mil habitantes

Para o CTIO da operadora, Leonardo Capdeville, não faz sentido infraestruturas diferentes em localidades onde a receita é mais baixa. CEO da TIM, Pietro Labriola, fala em IoT como fonte nova de receita.

Anatel mantém pente fino na recuperação judicial da Oi

Agência vai manter o grupo de trabalho criado para acompanhar a operadora. Também quer receber dados financeiros, fluxo de caixa atual, receitas e custos e financiamentos, além de eventuais alienações. Prazo dado à Oi para passar as informações é de 60 dias.

Uma em cada cinco conexões à internet fixa acontece por fibra óptica

Em 12 meses, proporção dos acessos registrados pela Anatel que usam a tecnologia passou de 12% para 20% do total. Cabo detém outros 30%. O Brasil contabiliza 6,33 milhões de acessos em fibra óptica. ISPs mostram força e já representam 21% do market share.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G