TELECOM

Para a Anatel, prêmio de acessibilidade inaugura regulação por incentivos

Luís Osvaldo Grossmann ... 16/04/2019 ... Convergência Digital

A Anatel inaugurou nesta terça-feira, 16/4, o que espera se torne um sistema de regulação por incentivos. O primeiro alvo foi a criação de um ranking por iniciativas de acessibilidade entre as maiores operadoras do país. Mas outros virão em seguida, com a proposta de usar boas práticas como ferramenta de competição.

“É preciso admitir que nossa tradicional regulação de comando e controle, que estabelece meta e depois apura se a empresa cumpriu, vira sanção e geralmente ela recorre ao Judiciário. Essa atividade sancionadora pura e simples não trouxe os resultados que dela se esperavam. Portanto temos conversado bastante em mudar essa ótica. Não prescindir dela, mas mudar”, defendeu o presidente da Anatel, Leonardo de Morais, durante a premiação da TIM como primeira colocada em ações de acessibilidade.

“Uma ferramenta para isso são os rankings. Temos agora o ranking de acessibilidade. Teremos no ano que vem um ranking de qualidade e de atendimento. E isso se revela como uma nova forma de fazer regulação. Não apenas com aspecto punitivo, mas gerando incentivos para a melhoria dos serviços para que tenhamos competição não apenas pelo preço, mas também por qualidade”, afirmou o presidente da agência.

Para o ranking de acessibilidade, a Anatel avaliou a Acessibilidade na Página da Internet (API); o Atendimento especializado nos Setores de Atendimento no estabelecimento (ASA); a Eficiência dos mecanismos de interação via mensagem eletrônica, webchat e videochamada nos canais de atendimento remoto para pessoas com deficiência (ERA).

Adicionalmente, foram analisadas ações voluntárias, compulsórias, que incentivem, divulguem ou assegurem os direitos das pessoas com deficiência (AVI). Segundo a assessora de ampliação de acesso da Anatel, Patrícia Ferreira, todas as teles avaliadas – Tim, Vivo, Oi, Claro e Sky – foram além das obrigações previstas no regulamento específico e também desenvolveram ações voluntárias.

Entre os projetos da premiada TIM estão um plug-in que traduz ‘emojis’ em sons e a ferramenta Giulia, capaz de fazer traduções de e para a linguagem de sinais Libras. “Não acredito que a criação do prêmio foi a razão da TIM ter tomado essas iniciativas, mas não tenho dúvida que ele vai criar uma competição saudável, não só para TIM, mas para todas as operadoras do mercado”, afirmou o presidente do conselho de administração da TIM, Nicandro Durante.


Veja edição 12 da Revista Abranet - Assossiação Brasileira de Internet REVISTA ABRANET . 12
Especial 20 Anos de Internet no Brasil


Há 20 anos os provedores de Internet escrevem suas histórias no País. A trajetória não foi nada fácil. Houve decisões políticas e econômicas significativas. Infraestrutura, modelo de negócios e fidelização de clientes foram relevantes no passado e continuam sendo no presente. Ao longo de duas décadas, os ISPs tiveram de se reinventar diversas vezes para não deixar de existir.

Clique aqui para ver outras edições

Começa a valer cadastro que bloqueia telemarketing das teles

A partir deste 16/7, será possível inscrever números no cadastro ‘Não Me Perturbe’. Promessa da Anatel é que em 30 dias os inscritos não receberão mais chamadas promocionais das operadoras de telecom.

Imposto zero para IoT está na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara

Deputado Federal, Paulo Ganime (Novo/RJ), diz que o projeto de Lei 7656/2017, corrige uma distorção - a cobrança de FISTEL para os dispositivos IoT.

Governo autoriza aumento de capital da Telebras de R$ 1,17 bilhão

Montante é reflexo dos aportes autorizados em 2015, 2016, 2017 e 2018, quando a estatal estava ainda em acerto financeiro do satélite geoestacionário de defesa e comunicações. 

Comissão aprova prazo de seis meses para instalação de bloqueador de celular em presídios

Relator do projeto retirou o dispositivo que condicionava as novas outorgas de telecomunicação à instalação, ao custeio e à manutenção dos bloqueadores pelas prestadoras.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G