TELECOM

Para a Anatel, prêmio de acessibilidade inaugura regulação por incentivos

Luís Osvaldo Grossmann ... 16/04/2019 ... Convergência Digital

A Anatel inaugurou nesta terça-feira, 16/4, o que espera se torne um sistema de regulação por incentivos. O primeiro alvo foi a criação de um ranking por iniciativas de acessibilidade entre as maiores operadoras do país. Mas outros virão em seguida, com a proposta de usar boas práticas como ferramenta de competição.

“É preciso admitir que nossa tradicional regulação de comando e controle, que estabelece meta e depois apura se a empresa cumpriu, vira sanção e geralmente ela recorre ao Judiciário. Essa atividade sancionadora pura e simples não trouxe os resultados que dela se esperavam. Portanto temos conversado bastante em mudar essa ótica. Não prescindir dela, mas mudar”, defendeu o presidente da Anatel, Leonardo de Morais, durante a premiação da TIM como primeira colocada em ações de acessibilidade.

“Uma ferramenta para isso são os rankings. Temos agora o ranking de acessibilidade. Teremos no ano que vem um ranking de qualidade e de atendimento. E isso se revela como uma nova forma de fazer regulação. Não apenas com aspecto punitivo, mas gerando incentivos para a melhoria dos serviços para que tenhamos competição não apenas pelo preço, mas também por qualidade”, afirmou o presidente da agência.

Para o ranking de acessibilidade, a Anatel avaliou a Acessibilidade na Página da Internet (API); o Atendimento especializado nos Setores de Atendimento no estabelecimento (ASA); a Eficiência dos mecanismos de interação via mensagem eletrônica, webchat e videochamada nos canais de atendimento remoto para pessoas com deficiência (ERA).

Adicionalmente, foram analisadas ações voluntárias, compulsórias, que incentivem, divulguem ou assegurem os direitos das pessoas com deficiência (AVI). Segundo a assessora de ampliação de acesso da Anatel, Patrícia Ferreira, todas as teles avaliadas – Tim, Vivo, Oi, Claro e Sky – foram além das obrigações previstas no regulamento específico e também desenvolveram ações voluntárias.

Entre os projetos da premiada TIM estão um plug-in que traduz ‘emojis’ em sons e a ferramenta Giulia, capaz de fazer traduções de e para a linguagem de sinais Libras. “Não acredito que a criação do prêmio foi a razão da TIM ter tomado essas iniciativas, mas não tenho dúvida que ele vai criar uma competição saudável, não só para TIM, mas para todas as operadoras do mercado”, afirmou o presidente do conselho de administração da TIM, Nicandro Durante.


Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições

Força-tarefa da Anatel interrompe 25 emissoras clandestinas em São Paulo

Operação estava interferindo no controle de tráfego aéreo do aeroporto de Guarulhos. Também foram desmantelados 20 pontos onde a energia elétrica que alimentava os equipamentos de transmissão era furtada, com apreensão de cerca de uma tonelada de cabos de energia, em conjunto com a distribuidora local.

Prazo para questionar serviço não contratado de telefonia é dez anos

Superior Tribunal de Justiça entendeu que se aplica o artigo 205 do Código Civil. Seguindo o voto do relator, ministro Og Fernandes, a Corte aplicou ao caso o entendimento que resultou na Súmula 412 para as tarifas de água e esgoto.

Juiz manda CVM investigar compra e venda de ações da Oi

O juiz Fernando Viana, da 7ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, afirma na ordem encaminhada à Autarquia Federal que é 'preciso que se tentha conhecimento de toda e qualquer forma de capitação especulativa".

Procon-SP multa Sky em R$ 2,9 milhões por publicidade enganosa

De acordo com o órgão de defesa do consumidor, a operadora também efetuou cobranças de taxas de licenciamento do software, segurança de acesso e de locação de ponto adicional que são ações proíbidas pela Anatel.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G